Conheça os painéis texturizados da Cleaf feitos a partir de alimentos reinterpretados por Carlo Cracco

Depois de assinar linhas de panelas e alimentos gourmet e dar consultoria a um filme, o chef italiano Carlo Cracco, dono de duas estrelas no guia Michelin, uniu-se à empresa de revestimentos Cleaf para lançar uma coleção de painéis de parede inspirados na textura dos alimentos.

A parceria começou após a empresa italiana criar painéis exclusivos para recobrir todo o interior do restaurante que leva o sobrenome do chef, em Milão. “Foi nessa época que começamos a pensar em levar os alimentos às paredes”, diz Cracco.

Mas fazer isso da forma como os ingredientes se apresentam na natureza estava fora de questão na cabeça deste, que é hoje o grande expoente da moderna cozinha italiana, conhecido por suas criativas reinterpretações de pratos e ingredientes.

“Comecei a fazer diversos testes para ver no que dava”, conta ele, que trabalhou com peixes, legumes, vegetais e frutos do mar. “Pegamos sobras de camarões cozidos e, através de vários processos, as transformamos em lâminas bem finas, transparentes e desidratadas, que mais pareciam folhas de papel com sabor de camarão”, descreve Cracco.

Levadas à indústria, as folhas foram prensadas em chapas de madeira para imprimir sua textura. Surgiam assim os moldes que deram origem à coleção de chapas “Texture & Taste”, da CLeaf. Valendo-se de diferentes materiais e tecidos para chegar a um toque semelhante ao original, a empresa colocou no mercado seis linhas – aspargo, camarão, batata, polvo, lula e vieira -, cada qual com dois painéis complementares.

Por enquanto a novidade está disponível apenas no mercado Europeu.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.