Protótipo de residência criada por engenheiro britânico mede apenas 27 m³

É possível viver confortavelmente em um cubo cujos lados medem apenas três metros? O engenheiro e psicólogo britânico Mike Page desenvolveu o protótipo de uma casa que, além de provar que as exíguas medidas são suficientes, traz ainda soluções sustentáveis louváveis.

As fibras naturais dos estofados estão entre os materiais sustentáveis usados na casa-cubo
Divulgação/ Allan MacDonald
As fibras naturais dos estofados estão entre os materiais sustentáveis usados na casa-cubo



Conheça projeto similar, do arquiteto brasileiro Gustavo Calazans


O Cube Project ganhou destaque no Festival Internacional de Ciências de Edimburgo, na Escócia, realizado em abril. “Das 2 mil pessoas que visitaram a construção, menos de 20 expressaram reações negativas”, afirma Page. Segundo ele, o que mais surpreendeu foi a quantidade de móveis literalmente encaixados nos 27 metros cúbicos da casa, sem que se tivesse a sensação de espaço apertado.

A construção contempla sala , com mesa, sofá e TV de tela plana; quarto com cama com 1,20 m de largura; banheiro com chuveiro de alta performance e vaso sanitário que transforma resíduos em adubo; e cozinha , com pia, geladeira, forno e fogão de indução – tudo integrado e desenhado pelo próprio Page.

Entre as soluções ecologicamente corretas, também estão as madeiras certificadas pelo FSC (conselho internacional de manejo sustentável) usadas nas paredes, o látex do colchão , as fibras naturais dos estofados e a manta impermeabilizante, sem solventes, aplicada no telhado . Além disso, o cubo é energeticamente eficiente, graças à utilização de painéis solares e lâmpadas LED , as mais eficientes do mercado.

A ideia inicial era criar uma casa com o menor impacto ambiental possível, que fosse também confortável, prática e estilosa. “A metragem reduzida foi uma consequência”, explica o engenheiro. “Fizemos questão de que todas as técnicas empregadas pudessem ser igualmente aplicadas em residências e empresas de qualquer tamanho”, completa.

null


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.