Grandes vãos e volumes, pontuados por uma inundação de luz natural marcam esse projeto assinado pelo arquiteto Guilherme Torres

Difícil resistir aos encantos dessa casa de 843 m², assinada pelo arquiteto Guilherme Torres, em Londrina (PR). A volumetria e os grandes vão livres chamam atenção, assim como a presença da luz natural em praticamente todos os cantos, como se a morada estivesse permanentemente em contato com o exterior.

Saiba mais: 36 novas tendências em decoração

Pensar que tudo começou com o desafio de vencer o desnível do terreno, que somava cerca de três metros. Assim, o profissional riscou na prancheta e deu vida a uma casa em balanço, sem há pilares de apoio. “Ancorei a edificação no declive”, ressalta. Dessa forma, sobrou mais espaço para a área de lazer. “Liberei o terreno para o jardim, a piscina e para as salas de convivência”, afirma Torres.

Vãos livres e portas de correr foram soluções importantes para valorizar o espaço
Divulgação / Denílson Machado
Vãos livres e portas de correr foram soluções importantes para valorizar o espaço
O bloco principal foi desenvolvido com concreto protendido, que contém cabos de aço tracionados e presos dentro da própria laje. Foi assim que o arquiteto conseguiu criar o charmoso vão livre de 17,50 metros de comprimento e 4,5 metros de altura. A casa, planejada em L, avança pelo muro e pode ser vista por quem passa pela rua, de onde se pode ver suas linhas retas, com fachada composta por uma mistura de materiais – madeira e filetes de pedra contrastam com a alvenaria pintada de branco. “Como são naturais, carregam certa rusticidade e promovem aconchego”, diz o arquiteto.

Soluções inteligentes

Vãos livres e portas de correr foram soluções importantes para valorizar o espaço
Divulgação / Denílson Machado
Vãos livres e portas de correr foram soluções importantes para valorizar o espaço
O acesso aos setores da casa é feito de maneira independente. As atividades do dia a dia são realizadas no pavimento térreo, que acomoda a cozinha , as salas de estar e jantar e os dormitórios. É possível chegar até eles partindo da rampa lateral da garagem. Ela também leva ao hall superior, responsável por distribuir o restante dos ambientes.

Nos dormitórios, destaque para o projeto de marcenaria desenvolvido sob medida pela Marcenaria Oliveira. Os módulos ajudam a garantir a organização nos ambientes e garantem descontração no quarto da criança, já que levam cor ao espaço. A área de lazer é o local preferido da família e foi equipada com piscina, jardim, churrasqueira e duas salas de estar, que podem ser isoladas por grandes portas de correr de vidro (vista para a piscina garantida).

Além do cuidado em planejar uma divisão interna inteligente, o arquiteto também teve preocupação especial com a acessibilidade. No nível térreo, por exemplo, não há obstáculos como degraus e desníveis. O pavimento ainda conta com um lavabo e um vestiário. Para chegar ao andar superior, basta subir pela rampa.

De olho no meio ambiente

O cuidado em preservar os elementos da natureza começou logo durante a etapa de elaboração da casa , que foi planejada de acordo com o eixo solar e com o perfil natural do terreno. Brises de madeira ajudam a garantir privacidade e, ao mesmo tempo, permitem que as janelas fiquem abertas permanentemente (característica que dispensa o uso de ar-condicionado). Nos banheiros, claraboias ajudam a trazer luz natural.

Torres optou por incluir um sistema de captação de água das chuvas no projeto para evitar desperdício. O equipamento armazena o recurso, que pode ser usado no jardim e na limpeza dos ambientes. As placas coletoras de energia solar também ajudam a poupar energia e podem ser usadas em chuveiros, torneiras e na piscina. Telhas ecológicas produzidas com embalagens de papelão reciclado foram instaladas na casa e garantem alta eficiência da refração da luz e do calor.


Serviço:

Guilherme Torres
Tel.: (43) 3324-5610 - Londrina
Tel.: (11) 2872-8620 - São Paulo

Fundação e estrutura
Zocco Projetos Estruturais
Tel.: (43) 3323-5333
luizfernando@zocco.com.br

Projetos hidráulico e elétrico
Carlos Ruzzon
Tel.: (43) 3323-1823

Paisagismo
Flora Decari
Ricardo Armando
floradecari@floradecari.com.br

Fornecedores:

Piso de madeira cumaru
Casa e Campo
Tel.: (43) 3348-0222

Pedra madeira
Pedras decorativas Monte Belo
Tel.: (43) 3334-3232

Silestone® branco
Marmoraria Athenas
Tel.: (43) 3357-3771

Aquecimento solar
Pirâmide Aquecimento solar
Tel.: (43) 3348-9720

Siga o iG Delas pelo Twiiter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.