Saiba como planejar um ambiente especial para a criançada e reduzir a algazarra pela casa

Quando as crianças chegam, o silêncio vai embora. Os brinquedos se espalham pela casa e não há cômodo que fique arrumado. Um dos truques para conter tanta energia e minimizar a bagunça é criar um canto colorido, espaçoso e instigante só para elas. “Ter um quarto de brinquedos é importante para o desenvolvimento deles, pois é lúdico, proporciona atividades educativas e complementa o aprendizado”, diz a arquiteta Débora Aguiar.

A brinquedoteca ajuda no aprendizado infantil e proporciona um espaço único para atividades educativas
Divulgação / Gustavo Xavier
A brinquedoteca ajuda no aprendizado infantil e proporciona um espaço único para atividades educativas

Para garantir a segurança no ambiente é preciso atenção no momento de planejar. “O lugar tem de ser arejado, com boa iluminação e ventilação”, afirma o arquiteto Leonardo Junqueira. O piso deve ser resistente e de fácil manutenção, como vinil, PVC e laminado de madeira.

“Evite materiais escorregadios, pois podem provocar quedas. Os carpetes não são recomendados para crianças com alergia”, completa Junqueira. Uma boa pedida, de acordo com ele, é reservar uma grande área livre no chão para as brincadeiras. “Opte por tapetes de EVA, que são confortáveis e não acumulam sujeira.”

Veja o infográfico:  Casa segura para crianças

O mobiliário representa um papel importante nesse contexto. “Não compre peças com quina, pois podem causar acidentes. Escolha, de preferência, itens arredondados”, indica o arquiteto e designer de interiores Gerson Dutra de Sá.

Vidros, espelhos e objetos cortantes também devem ser deixados fora do alcance da garotada. “Outra dica essencial é colocar protetores nas tomadas para impedir que eles se machuquem”, diz o arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris.

Na listinha dos móveis que não devem faltar, Dutra de Sá destaca mesas baixas de leitura e estudos, uma TV para assistir aos desenhos animados preferidos, um local para armazenar livros e revistas (sempre de acordo com a altura dos pequenos), pufes e sofás confortáveis. “Dessa forma, a diversão e o aprendizado estarão garantidos.”

Caixas e cores

Para evitar a bagunça generalizada , aposte em caixas organizadoras. “Elas são boas opções para colocar os brinquedos. Depois de um dia intenso de diversão, basta guardar tudo e pronto, a sala estará novinha em folha”, afirma Dutra de Sá.

Um dos destaques do projeto assinado pelo arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris são os círculos coloridos de acrílico que também funcionam como abajures
Divulgação
Um dos destaques do projeto assinado pelo arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris são os círculos coloridos de acrílico que também funcionam como abajures

As prateleiras também são itens recomendados para abrigar jogos, bonecas e carrinhos. “Mas é fundamental deixá-las ao alcance das crianças, para que elas possam manuseá-los”, ressalta Junqueira. Gavetas e caixas com rodízio estão entre os campeões de pedidos. Ainda há mais uma característica que não pode faltar no projeto : uma seleção especial de cores. “No entanto, é preciso usar o bom senso para não pecar pelo exagero”, diz a designer de interiores Maximira Durigan.

Os tons mais pedidos, segundo Dutra de Sá, são laranja, verde, azul-claro, amarelo, lilás e branco. “Estão no topo da lista, pois são alegres, despertam a sensibilidade da criança, aguçam seu raciocínio e elevam a autoestima”, afirma. A sugestão é optar por uma base neutra e caprichar nos detalhes coloridos. “Essa medida contribui para que o ambiente fique mais suave e agradável”, diz Débora.

Leia também:

Adesivos personalizam a decoração da casa. Saiba como usar

Como nasce um tapete

Ideias para deixar a casa linda com objetos e materiais reciclados


Serviço:

Aquiles Nicolas Kílaris
Avenida São Jerônimo, 791 – Americana (SP)
Tel: (19) 3462-3674

Bárbara Lazaroff

Débora Aguiar
Rua Bento de Andrade, 660 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3889-5888

Gerson Dutra de Sá
Rua Pavão, 955 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 5044-2830/9982-2028

Leonardo Junqueira
Rua Padre João Manuel, 1212 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3088-7578

Maximira Durigan
Rua das Bandeiras, 16 – Santo André (SP)
Tel: (11) 4427-8477

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.