Tamanho do texto

Fios, tubos, quadros de luz, escadas e butijões de gás não precisam ficar à mostra pela casa, enfeiando o todo. Aprenda a camuflá-los e deixar a casa ainda mais bonita

Um dos principais dilemas de quem decora a casa é encontrar formas de não deixar à mostra elementos que, muitas vezes, fazem parte de um aparelho ou da própria arquitetura, mas que enfeiam o todo ao lembrar que todo palco tem uma cochia. Estamos falando da fiação dos eletrodomésticos, do quadro de luz, de colunas indesejadas, de geradores, botijões, condensadoras etc.

A boa notícia é que existem técnicas de decoração e ambientação que podem auxiliar a esconder ou camuflar esses elementos sem a necessidade de furar ou quebrar paredes e pisos. "Uma forma simples e útil é optar por móveis planejados”, afirma a arquiteta Mariana Godoy, que já valeu-se de um painel de madeira, com nicho central e balcão anexo, para esconder uma escada. “Além de cumprir tarefa, ganhamos um móvel útil”, lembra.

Painéis de madeira, quadros, papel de parede e móveis planejados são principais truques para esconder elementos indesejados da docoração. Projeto da Polido Arquitetura
Divulgação
Painéis de madeira, quadros, papel de parede e móveis planejados são principais truques para esconder elementos indesejados da docoração. Projeto da Polido Arquitetura

Outra solução prática são painéis de madeira ripados, usados como se fossem portas (as de correr economizam mais espaço) para proteger botijões de gás e tubos de ar-condicionado, principalmente, por permitir a circulação do ar. O truque também pode ser usado para encobrir quadros de força, assim como espelhos e obras de arte emoldurados.

Segundo a arquiteta Thalita Miyawaki, uma técnica para cobrir pilares e vigas é usar espelhos colados em placas de madeira para criar um jogo de sensações. “Assim, as pessoas não notam a viga ou o pilar indesejado porque o espelho ajuda a disfarçar.”

Na hora de esconder fios e cabos Mariana diz que uma das melhores apostas são os painéis. Eles fazem um fundo falso e guardam os elementos atrás da peça, despoluíndo o ambiente. Você ainda pode aproveitar o painel para instalar prateleiras, nichos e porta-chaves. 

Quando passam tubulações ou fiação pelo piso, Mariana sugere o piso flutuante, que permite armazenar os elementos indesejados em um vão entre o piso e o contrapiso. Caso o volume de cabos não justifique o investimento, canaletas pintadas na mesma cor da parede ajudarm a disfarçar e organizar a bagunça necessária.

Caso o elemento a ser escondido seja mais simples, como uma irregularidade da parede ou uma mancha, quadros e papéis de parede podem ajudar enquanto o conserto e a pintura nova não vêm. 

++ Inspire-se nas ideias dos projetos na galeria abaixo:


Leia mais:

Como decorar apartamentos pequenos

Empresas ajudam a redecorar a casa rápido e sem gastar muito


    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.