Do uso de espelhos à colocação estratégica das peças: veja como fazer o banheiro social ficar mais amplo

Um dos menores cômodos de casas e apartamentos, o lavabo  requer um carinho especial para não se tornar o ambiente sufocante do lar – afinal de contas, é o banheiro  social, para as visitas, e ninguém quer fazer amigos e familiares se sentirem desconfortáveis.

O supertrunfo da decoração, neste caso, é o espelho . Enorme (indo de uma parede à outra ou do chão ao teto) ou distribuído em diversas peças pelas paredes, ele amplia e ilumina. “Ousando no tamanho, dá para duplicar a largura de lavabos estreitos”, afirma a designer de interiores Adriana Fontana.


As cores e padrões escolhidos para as paredes também ajudam a criar a sensação de amplitude no espaço . Listras na vertical “alongam” o pé direito, e o uso de tons claros, mesmo se com um pouco de brilho, dão a impressão de maior distância entre as paredes.

Na hora de distribuir as peças básicas no lavabo, atenção. “Quando vaso e bancada da pia são colocados em uma única parede, permitem uma circulação mais confortável”, ensina Adriana. Outra dica, esta da engenheira civil e designer de interiores Liliana Zanaro, é esculpir a cuba na própria pedra da pia, para não compartimentar o espaço em frente ao espelho.

O lavabo ganha amplitude com o espelho e a estampa simétrica na parede. De Fabrício Forg
Divulgação
O lavabo ganha amplitude com o espelho e a estampa simétrica na parede. De Fabrício Forg

Liliana sugere, ainda, que a porta tradicional seja trocada por uma porta de correr : “Dessa forma, o usuário não precisa se deslocar sobre o vaso para poder fechar a porta, como vemos em muitas construções”. Por fim, capriche na iluminação. “Ela pode fazer toda a diferença no ambiente. Iluminar por trás dos espelhos ou sob as bancadas gera um efeito bacana de amplificação da extensão do lavabo”, explica a arquiteta Karina Afonso.

Confira na galeria fotos de lavabos que foram “aumentados” por designers de interiores e arquitetos apenas com a aplicação de técnicas de decoração, sem derrubar nenhuma parede. E se inspire para aplicá-las também na sua casa.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.