Pé direito alto e paredes grossas são algumas das características que garantem um imóvel mais fresquinho e confortável o ano todo

Garantir conforto térmico dentro de casa, mesmo em dias de calor ou frio extremos, vai muito além do ar-condicionado ou da lareira. Muitas vezes, a dificuldade para equilibrar a temperatura começa com questões estruturais como o posicionamento do imóvel, a distribuição dos ambientes ou mesmo o número de janelas.

V eja na galeria abaixo 20 características arquitetônicas que garantem um imóvel com temperaturas sempre agradáveis:

Para não correr riscos na hora de comprar ou construir um novo lar o primeiro ponto a observar é a localização do imóvel em relação ao sol. Quartos e salas devem estar voltados para o Norte e cozinhas, para o Sul. "Assim, garante-se ensolação o dia inteiro, de forma confortável, em toda a casa", diz o arquiteto Kim Silva, sócio da construtora K.I.M Arquitetura.

Também vale analisar o posicionamento das janelas nos cômodos. "O melhor é tê-las com face Norte, onde haverá maior incidência solar no inverno e sombra no verão", completa a design de interiores Cristina Barbara.

Saiba mais:
20 dicas para deixar a casa mais arejada e fresquinha
-
Como economizar água em casa
Piscinas prontas para curtir o verão

    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.