Tecnologias embutidas em espelhos, torneiras e pisos para melhorar a qualidade de vida dos moradores são destaque

Controlar a quantidade de luz e calor dos ambientes pelo celular, programar o descongelamento do jantar no micro-ondas para o momento exato em que você deixar o escritório ou acionar o enchimento da banheira de hidromassagem antes mesmo de chegar em casa são algumas das tecnologias de automação residencial que, apesar de pouco acessíveis, já fazem parte de nossa realidade. Mas a Panasonic prevê um dia a dia ainda mais surpreendente dentro das residências no futuro.

Prova disso é a casa de dois andares projetada recentemente em seu showroom de Tóquio, prevendo como será a moradia em 2020. Nela, a luminosidade e a temperatura do ar condicionado são controladas automaticamente após sensores identificarem a presença das pessoas nos ambientes. Câmeras e dispositivos instalados no chão conseguem medir o peso e a pulsação dos moradores, ajudando-os a cuidar da saúde diariamente. Sensores dentro do espelho  detectam as condições da pele e dão dicas de maquiagem e antienvelhecimento enquanto se escova os dentes.

No quarto , uma rede de LEDs permite recriar um céu de estrelas sobre a cama para dormir tranquilo. Na cozinha  é possível controlar a pressão e vazão da água por comandos de voz, e checar receitas ou esquentar alimentos na própria bancada da pia. Já na sala , telas interativas oferecem conteúdos customizados para agradar cada membro da família, como recomendações de destinos turísticos ou atalhos para reservar restaurantes.

Veja como essas tecnologias no vídeo abaixo:

Tecnologias que, segundo a empresa, deverão estar disponíveis para os consumidores em seis anos. A Wonder BOX 2020 está aberta à visitação do público no Japão aos sábados, domingos e feriados, com entrada franca.

Leia também:
- Veja como será a casa do futuro
- Mais de 30 ideias para renovar a decoração do quarto
- 15 passos para ter uma sala mais sofisticada

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.