Eliminar paredes foi primeiro passo para conseguir mais espaço nesse apartamento em São Paulo

Quando a arquiteta Cynthia Pimentel Duarte assumiu o projeto do apartamento de 38 m², em São Paulo, a primeira medida foi eliminar paredes, valorizando ainda mais a entrada de luz natural vinda das amplas janelas. Quarto e sala se uniram e uma estante parcialmente vazada, com TV giratória, foi instalada para preservar a intimidade sem fechar completamente.

Ao lado da cama, o guarda-roupa ganhou porta de correr espelhada, que cumpre dupla função na hora de ganhar espaço e dar sensação de amplitude . Para reforçar a atmosfera, a profissional optou por revestir a parede com papel em estampa offwhite – o que dá textura sem tirar a neutralidade – e manter o piso de todo o apartamento (com exceção do banheiro) em mármore travertino.

Já na sala, o aconchego é garantido pelo uso de madeira de demolição nas paredes e pelo sofá-cama , que transforma o ambiente em um segundo quarto quando necessário. O clima é realçado pela iluminação indireta. O living ganhou ainda mais espaço com o fechamento da varanda com vidro , permitindo criar ali um canto de leitura, com decoração vibrante em vermelho e laranja. O vermelho, inclusive, aparece em outros pontos, como a mesa de jantar desenhada pela profissional e a parede da cozinha. “Algumas pessoas têm medo de cores fortes, especialmente em apartamentos pequenos, mas pode ficar bom se equilibrado com tons claros”, explica Cynthia.

Para ganhar espaço na cozinha americana, a arquiteta eliminou a separação existente com a área de serviço e trocou o tanque por uma máquina que lava e seca (limando a necessidade de varal). Logo ao lado, uma torre concentra os eletrodomésticos (fornos e adega), seguida por uma bancada larga, com nichos próximos à parede para ajudar na organização. A torneira com filtro libera a bancada de mais um acessório. “Apesar de pequeno, ficou bem confortável”, conclui Cynthia.

VOLTAR À MATÉRIA PRINCIPAL

Ficha técnica:

Armários cozinha e quarto: Bontempo

Marcenaria: Saint Clair
Tel: (11) 2092-5299

Sofá: Italsofa 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.