Designer britânico chega ao Brasil para discutir sobre o mercado contemporâneo e o futuro do design no mundo

O designer britânico Tom Price está de malas prontas rumo às terras brasileiras. Ele participará de debates e exposições na semana do Design Weekend 2013 - evento de design que acontece até o dia 18, em São Paulo. Embora o tema da palestra ainda não esteja fechado, Price deverá discutir sobre o mercado contemporâneo de design. Seu trabalho com mangueiras e cordas poderá também ser visto na instalação “ Balanços Meltdown ”, no Museu da Casa Brasileira em parceria ao BoomSPDesign, que ficará exposta no dia 17 de agosto em São Paulo.

Leia também: Valorização do artesanato é caminho para sucesso do design brasileiro

Conheça na galeria de fotos abaixo algumas peças consagradas do designer britânico:

Com um trabalho que se divide entre design e artes plásticas, Tom Price busca a inovação em novos processos e abusa de materiais inusitados para confeccionar objetos de mobiliário, esculturas e instalações. Sem medo de ousar, ele recorre a materiais derivados do plástico – tubos e cordas de polipropileno, roupas de poliéster e até lacres de náilon – para confeccionar suas obras.

Tom Price é famoso por ousar em suas criações e trabalhar com materiais inusitados
Divulgação
Tom Price é famoso por ousar em suas criações e trabalhar com materiais inusitados

Mas a inovação vai além da escolha de matérias-primas diferenciadas. O que também chama atenção no trabalho de Price é sua habilidade para descobrir novos meios de produção . Tudo começou quando se viu envolvido na ideia de encurtar uma corda de polipropileno expondo o material ao calor. Diante da tarefa bem sucedida, resolveu investir em processos de aquecimento e prensagem, conseguindo uma nova estética . Para montar boa parte de suas peças – principalmente cadeira e bancos –, ele junta grande quantidade de material em uma bola e pressiona o conjunto contra uma forma de metal aquecida com a forma desejada.

O designer britânico é reconhecido internacionalmente e possui obras que fazem parte do acervo de museus de arte contemporânea, como o Denver Museum of Art e o San Francisco Museum of Modern Art, nos EUA, e o Museum für Kunst und Gewerbe, na Alemanha.

Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano, SP
Telefone: (11) 3032-3727
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada), domingos e feriados gratuito

Saiba mais:

Casa vira vitrine para marcas de varejo e automobilismo

Como fazer um abajur personalizado com fitas e botões

Perfume os ambientes com aromatizantes


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.