Observar a resistência do material a mudanças de temperatura e à exposição dos raios ultravioleta ajuda na hora de fazer uma boa compra

A beleza de uma piscina vai muito além de sua borda. Acertar na escolha do revestimento interno (tanto no quesito estético quanto no de qualidade) é essencial antes de concluir o projeto. Durante a compra dos materiais, algumas características devem ser observadas: resistência à mudança de temperatura, à exposição frequente aos raios ultravioleta e à limpeza com produtos químicos. Entre as opções mais usadas para revestir a piscina estão cerâmicas, porcelanas, pastilhas de vidro e pedras.

Veja também:  Quanto custa uma reforma

A cerâmica é o modelo que ganha dos demais na relação custo x benefício. Além de exigir baixo investimento , tem aplicação fácil e dispensa mão-de-obra especializada. Outra vantagem a ser considerada é a resistência do revestimento aos raios ultravioleta, movimentos da estrutura da piscina e produtos químicos usados na limpeza. Sua desvantagem aparece, entretanto, na falta de ousadia estética do resultado final, mesmo quando as peças estão bem assentadas.

As tradicionais pastilhas de vidro, por outro lado, conseguem trazer um bonito efeito visual. A variedade de formatos e cores do material permite que desenhos (e até mosaicos) sejam produzidos. O mesmo acontece com os revestimentos em porcelana, que têm baixa absorção de água, são resistentes aos produtos químicos, a manchas e a choques térmicos. O ponto negativo é o preço das pastilhas, pois acabam sendo mais caras do que as cerâmicas e sua instalação pede um profissional experiente. Além disso, a quantidade de rejunte usada durante o assentamento é grande, tornando a manutenção da piscina mais difícil.

Para quem busca uma alternativa nos revestimentos vinílicos, o importante é conferir sua resistência (e seu nível de desbotamento). O vinil é aplicado sobre o concreto da piscina e ganha vantagem por impermeabilizar o local - reduzindo uma das etapas da construção . “Existe também a ideia de misturar diversos tipos de revestimentos, mas fique atento aos coeficientes de dilatação”, afirma Mauro Magliozzi, professor de design de interiores da Panamericana Escola de Arte e Design.

As pedras naturais representam mais uma possibilidade de revestir a área interna da piscina. O resultado fica diferente e dá até para escolher a “tonalidade” da água. Isso porque, peças vulcânicas como Hijau e Hitam deixam um aspecto esverdeado ou azulado, já a pedra mineira garante um tom amarelo. Investir em peças de mármore composto (o Marmoglass, por exemplo) é outra forma interessante de conseguir beleza e facilidade na manutenção do local.

Hora da faxina

A limpeza da parte interna da piscina é essencial para manter a qualidade da água e ainda ajuda a prolongar a vida útil do revestimento. Tratamentos a base de sal e aspirações (com jatos d’água moderados, evitando a saída do rejunte) conseguem eliminar algas e fungos. Procure ajuda de empresas especializadas ao limpar com cloro e demais produtos químicos. “Fazer uma escovação correta e constante nos rejuntes também evita que as peças se soltem ao longo do tempo” diz Selma Tammaro, arquiteta.

Serviço:

Cerâmica Antigua
Rua 132, 25 - Setor Sul, Goiânia - Goiás
Telefone: (62) 3093-1717

Cerâmica Atlas
Endereço: Rua General Venâncio Flores, 481 - Lj B, Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2259-9396

Colormix
Endereço: Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 14, Vila Olimpia - São Paulo - SP
Telefone (11) 3049-1947

Ibiza acabamentos
Rua dos Pinheiros, 551 – Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3061-2780

Lepri
Endereço: Av. Barão de Tatuí, 1.040 - Jardim Paulistano, Sorocaba – SP
Telefone: (15) 3233-2630

Mosarte
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2640 – Dionísio Torres, Fortaleza – Ceará
Telefone: (85) 3021 0425

Porto Design
Endereço: Rod. BR 101, km 127, 15.000 – Canhanduba, Itajaí – SC
Telefone: (47) 2104-6100

Telhanorte
Endereço: Rodovia Celso Garcia Cid, km 377 Loja AE/01 - Gleba – Londrina, PR

Vidrotil
Endereço: Rua Dep. Rubens Canuto, 21 – Maceió, Alagoas
Telefone: (82) 3241-8293

Leia mais:

Adesivos personalizam a decoração da casa. Saiba como usar

Como escolher e adaptar o corrimão

Mude a decoração da sala com R$ 300

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.