Veja as mudanças realizadas para deixar o imóvel iluminado, funcional e ainda mais colorido

Derrubar paredes, trocar os revestimentos e investir em uma nova decoração foram pontos decisivos para o sucesso da reforma do apartamento de 200 m², localizado na capital paulista. Até chegar à configuração atual, o imóvel passou por diversas alterações estruturais. Comandada pelo morador e designer de interiores Rogério Castro, a obra teve o aval técnico da arquiteta e amiga Luizette Davini. Juntos, pensaram em formas de deixar o imóvel mais leve e atual.

Leia também:  Casa limpa após a obra

As telas solares embutidas no forro de gesso são responsáveis por barrar a entrada de luz
Alessandro Guimarães
As telas solares embutidas no forro de gesso são responsáveis por barrar a entrada de luz

Uma das principais mudanças foi remover a divisória que separava a copa da cozinha. A solução para delimitar os ambientes , sem pesar, foi planejar um balcão de granito preto, perfeito para refeições rápidas. Como a área ficaria mais exposta, a arquiteta sugeriu a aplicação de pastilhas de vidro (Vidrotil) em uma das paredes. O resultado foi um espaço mais amplo, sofisticado e confortável.

O mesmo aconteceu com a sala de jantar. No lugar de uma divisória convencional, surgiu uma porta de correr de vidro. “Basta fechá-la para criar dois cômodos isolados”, comenta o designer.

Na ala íntima também teve quebra-quebra. Dos quatro dormitórios existentes na planta, Castro optou por manter apenas dois. Um foi convertido em escritório e o outro em sala de TV. Em ambos, o projeto de marcenaria fez toda a diferença. As estantes tratam de acomodar todos os objetos do morador, além de itens de decoração.

Apartamento entregue, o designer partiu para escolha dos móveis planejados (cozinha e dormitórios), definiu cores e molduras de gesso, além de projetar toda a iluminação. Na sala de estar, ele optou por pintar as paredes de prata (J 156, da Suvinil), enquanto no ambiente de jantar o tom escolhido foi o cinza (J 159, também da Suvinil). A mesma cor pode ser vista nas cortinas, que ainda ganharam a companhia de telas solares embutidas no forro de gesso. “Elas são as responsáveis por barrar a entrada de luz”, comenta o profissional. Confira abaixo os detalhes da reforma:

Decoração na medida

Como sua antiga casa era pequena (cerca de 60 m²), Castro teve de procurar novas peças e quebrar a cabeça para preencher todos os espaços do novo lar. Para esta etapa da reforma contou com a consultoria do designer de interiores Francisco Cálio, que o ajudou a organizar o layout do apartamento.

As peças vintage, gravuras e telas de artistas nacionais pré-existentes foram valorizadas e atualizadas, o que resultou em uma combinação exclusiva e descolada . Destaque para o récamier clássico (Pérola Negra Decorações) e as poltronas vermelhas (Micasa), presentes no estar. A composição entre a mesa de jantar lilás contemporânea e as cadeiras de madeira (ambas da Micasa) também rouba a cena. Ao lado delas, um armário em laca preta (A Especialista) confere sobriedade na medida e arremata a decoração em grande estilo.

A varanda de 30 m² era outro ambiente que pedia uma reforma. Para dar mais cor ao espaço, Castro convocou a paisagista Martha Guedes, da Natural Paisagismo, que escolheu cuidadosamente todas as espécies. O morador ainda projetou um deque de madeira cumaru e cachepôs feitos com cruzetas. Ainda optou por forrar um sofá dos anos 1970 com lona de caminhão (JRJ Tecidos). “Conseguimos transformar a varanda no ambiente mais frequentado da casa, já que a vista e o pôr do sol são espetaculares”, ressalta.


Serviço:


Francisco Cálio
Tel.: (11) 3031-4139

JRJ Tecidos
Tel.: (11) 3849-3629

Luizette Davini – Davini Arquitetura
Tel.: (11) 5549-2445

Micasa
Tel.: (11) 3088-1238

Pérola Negra Decorações
Tel.: (11) 3083-0941

Rogério Castro
Tel.: (11) 7598-6694

Natural Paisagismo

Suvinil
Tel.: 0800-117558

Vidrotil
Tel.: (11) 5592-5400


Saiba mais:

Acerte na escolha do rodapé

Pisos diferentes em harmonia

Casa pede reparos periódicos

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.