Tamanho do texto

Cansada de passar as férias no frio, família suíça constrói casa arejada em Trancoso

Trancoso é a fatia do nosso litoral com mais estrangeiros por metro quadrado. E eles não estão apenas passando férias. Muitos vieram, gostaram e compraram seu quinhão de terra para instalar um refúgio em solo baiano. É o caso de uma família suíça, que, cansada de baixas temperaturas, veio passar uns dias na cidade. Durante a viagem, eles encontraram o terreno ideal para abrigar a casa que sempre sonharam e, por indicação de amigos, conheceram o arquiteto Sidney Quintela, contratado para fazer o projeto.

O resultado não poderia ser outro: uma casa arejada. O refúgio tem mil metros quadrados com cinco módulos independentes. No principal está o living, a sala de jantar e o home theater , situados no pavimento inferior. O andar superior é composto por duas suítes e um espaço de estar. “O principal pedido dos moradores foi conforto”, comenta Quintela.

Os dormitórios de hóspedes foram planejados em um módulo à parte, ligado à edificação principal por uma passarela de madeira ipê. “Eles podem receber os amigos e garantir privacidade a todos”, afirma. A casa principal é marcada por grandes painéis de vidro e vãos, que iluminam os ambientes. Outra característica presente em todos os espaços do projeto é o cimento queimado , que reveste os pisos. “Escolhemos esse material por ser fácil de manter e ter custo acessível”, comenta Quintela.

De olho no meio ambiente

A casa possui diversas alternativas sustentáveis. Uma delas é a escolha de telhas e madeiras certificadas. Para economizar água, o recurso vem de poços artesianos com estações de tratamento. “Outra solução que ajuda a preservá-la é o sistema de captação de águas pluviais para a limpeza da residência e a manutenção do jardim”, diz o arquiteto.

Antes de construí-la, o arquiteto calculou medidas que não agridem a natureza. A começar pela implantação da casa, que está apenas 20% apoiada sobre o solo. “Essa característica não prejudica a impermeabilidade do terreno”, comenta. Quando o sol se põe, entra em cena o projeto de iluminação, composto por lâmpadas com sensor. Durante o dia, os grandes painéis de vidro convidam a luz natural a entrar.

Paraíso particular

A área de lazer é o destaque da casa. Quintela escolheu o cimento branco estrutural para revestir a piscina de 120 m² e lâmpadas de LED para deixá-la ainda mais especial à noite. A família também se reúne no espaço gourmet para preparar churrascos ou pizzas. Na hora de relaxar, o clã aproveita o spa acoplado à piscina e esquece que um dia estiveram no inverno suíço.
Serviço:
Sidney Quintela
Avenida Sete de Setembro, 2872 – Salvador (BA)
Tel: (71) 3333-7000

Rua Oscar Freire, 1607 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3085-6129

Estrada da Luz – Lisboa (Portugal)
+351 217 277

    Leia tudo sobre: casa