Com o 13º salário na conta, muitas pessoas aproveitam o começo de ano para fazer reformas na casa, mas será que essa é uma boa época do ano?

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508150555&_c_=MiGComponente_C

Todo começo de ano sentimos o desejo de renovação. E isso ocorre em todos os aspectos, inclusive em casa. Daí o costume que muitas pessoas têm de programar uma reforma para essa época, na contramão de tanta gente que sai de férias e viaja. Mas será que uma reforma, agora, compensa financeiramente?

Ao contrário do que a maioria pensa, reformar a casa no começo do ano é uma ótima pedida! Muitos imaginam que, como muita gente tem essa mesma idéia e, portanto, muitos estão comprando materiais de construção, pode haver uma alta nos preços, justamente pelo aumento da procura. Mas o que ocorre é exatamente o inverso.

Época de saldões

É nessa época que a maioria das lojas de materiais de construção coloca seus produtos no saldão, por isso é possível fazer boas compras com ótimos descontos, comenta o engenheiro civil Luiz Eduardo Lazzati, da Lazzati Engenharia.

E o fato tem comprovação, como conta a administradora de empresas Amanda Pacheco. Ela e o marido, Marcelo, compraram um imóvel usado em novembro e decidiram reformá-lo agora. O casal se deu bem. Em diversas lojas de materiais de construção, vasculharam os saldões nos estoques e encontraram boas opções.

Tivemos que trocar o revestimento cerâmico das paredes da cozinha e achamos um modelo muito parecido com o que queríamos em um saldão. O lote era de 2008, mas já havia saído de linha. E o preço era cerca de 25% do que pagaríamos por uma revestimento recém-lançado, revela.

Amanda conta ainda que tem um amigo que conseguiu construir uma bela casa comprando somente materiais de construção em pontas de estoque, o que certamente resultou numa boa economia no custo total da obra.

Na verdade, as boas ofertas são encontradas o ano todo, mas nesta época as chances aumentam porque as lojas querem liquidar seus estoques do ano anterior, enquanto se preparam para receber as novidades, conforme explica a arquiteta Alessandra Ribeiro: A idéia é colocar em promoção o material que não foi vendido durante o ano que passou. E dá para achar grandes pechinchas, finaliza.


Leia mais sobre: reforma


Alessandra Ribeiro - tel. (11) 3064-7106, www.rwarquitetos.com.br
Luiz Eduardo Lazzati - tel. (11) 3825-0150.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.