Aprenda como receber os convidados e como se comportar corretamente em recepções formais

Para receber convidados de modo formal, você pode servir a comida direto na mesa ou colocar as travessas em um aparador maior para que cada um se sirva. Se optar por deixar tudo na mesa, o melhor é servir pequenas porções repetidas colocando duas travessas com cada item do menu para evitar aquele troca-troca "me passa a salada" ou "me passa o arroz".

As bebidas devem ficar em um outro aparador, junto com os copos. Ao arrumar a mesa, utilize um forro por baixo da toalha para evitar o barulho dos talheres. A toalha é um item que merece muita da sua atenção: deve ser lisa, muito bem passada e com o comprimento até o chão. Você pode usar uma outra toalha menor de outra cor por cima para dar um visual mais elegante.

A ordem para servir o cardápio é: sopa ou salada, apenas um tipo de massa (que não deve ser espagueti ou talharim), peixe e por último carnes e acompanhamentos. Depois vem a sobremesa, sendo que sorvetes devem ser servidos depois por serem considerados digestivos. Ao final de tudo vem o café, que pode ser acompanhado de chocolates e não deve ser servido na mesa, mas na sala, em um ambiente mais descontraído.

Primeiro coloque o sous-plat (pronuncia-se "suplá"), que funciona como uma bandeja e vai por baixo do prato principal para demarcar sua posição na mesa, a dois dedos de distância da borda da mesa. Por cima do sous-plat vai o prato principal e dentro dele o prato de sopa ou de salada, dependendo do que for ser servido. vale lembrar que sopas só são servidas em jantares, nunca em almoços. Uma opção é servir a salada já montada no prato, assim você pode exercer sua criatividade na composição e deixá-la visualmente mais bonita.

A posição dos talheres segue a ordem que serão utilizados. Começando de fora para dentro, à direita do convidado fica a colher de sopa, faca de salada, faça para massa, faca de peixe e a faca para o prato principal, sendo que as facas devem ficar com o serrilhado para o lado do prato. À esquerda ficam os garfos, seguindo a mesma ordem das facas. Os talheres para salada são os mesmos usados para comer sobremesa.

Os copos devem ficar à direita: primeiro de água (o maior), depois de vinho tinto e vinho branco ou rosé. A taça de champanhe deve ficar ao lado dos demais, em destaque. Em recepções formais não são servidos refrigerantes, sucos ou cervejas. Ao colocar a bebida no copo, preencha apenas 2/3 deste, nunca até a boca.

Pratos de sobremesa ou mesmo os pires das xícaras podem ser usados para servir pães, que devem ser pequenos e recheados, como croissants. Esse prato fica à esquerda do convidado. E atenção, nunca deixe faltar água e pão nas suas recepções.

Use apenas guardanapos de pano, jamais de papel, que devem ser dobrados e podem ser colocados sobre o prato ou à esquerda deste. Você pode colocar um guardanapo de papel enrolado dentro do de pano para as mulheres limparem o batom e não mancharem o tecido. Ao colocar o guardanapo no colo, a dobra deve ficar voltada para o seu colo.

Coloque arranjos de flores naturais nas mesas, mas eles precisam ser pequenos para não atrapalhar a visão de quem estiver à sua frente.Se você for servir seus convidados, os pratos são servidos pela esquerda e retirados pela direita. Já as bebidas são servidas e os copos retirados sempre pela direita.

Como se comportar

Em um coquetel, o correto é não pegar os salgadinhos com o guardanapo, porque você o leva à boca e é anti-higiênico colocá-lo em contato com a comida de novo. Use as mãos e depois limpe no guardanapo, que pode ficar preso no dedinho da mão esquerda. Aliás, segure o copo com a mão esquerda também e deixe a direita livre para cumprimentar as pessoas. E como o salgadinho é pequeno você não precisa mordê-lo, coloque de uma vez na boca.

A alface não deve ser cortada, use a faca apenas para apoiar as folhas ao enrolá-las em trouxinhas. Aliás, a faca deve ser manuseada sempre com a mão direita. Você pode trazer o garfo para a mão direita somente quando não estiver usando a faca.

É deselegante fazer um prato muito grande. Prefira repetir, não importa quantas vezes, até porque isso deixará o anfitrião mais feliz.

O prato de pão não é depósito de lixo, espinhas de peixe e caroços de azeitona podem ser colocados em um canto do prato principal. E sempre que você for beber, limpe os lábios com o guardanapo antes e depois de tocar o copo para evitar as marcas indesejadas de gordura no vidro. Por fim, ao acabar de comer, coloque o guardanapo à esquerda do prato.


Saiba também como recepcionar seus convidados em reuniões informais .

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.