Aprenda todas as dicas para ser um bom anfitrião para seus convidados em reuniões informais

Se você pretende reunir os amigos em casa, a primeira coisa que precisa analisar é se há espaço suficiente para abrigar confortavelmente o número de convidados. Resolvido isso, o próximo passo é pensar no cardápio a ser servido. Tenha pelo menos 15 dias de antecedência para planejar todos os detalhes.

A professora de etiqueta Solange Cavalini, do espaço Viver Casa & Gourmet, explica que, ao convidar as pessoas, faça por telefone, mas não deixe recado. É deselegante! E jamais faça o convite se houver alguém próximo que você não tem a intenção de chamar para sua reunião.

Quanto ao cardápio, nunca faça uma nova receita pela primeira vez no dia da recepção. Teste antes para ter certeza que você não vai errar e dê preferência por pratos que você possa preparar com antecedência e na hora de servir apenas esquentar. Você não vai querer deixar os convidados esperando enquanto cozinha, certo?

O ideal é servir pratos que não exijam muito o uso da faca, como strogonoff, já que as pessoas provavelmente irão comer com o prato no colo. E por esse mesmo motivo, deixe guardanapos de pano ou jogos americanos para que as pessoas possam colocar sobre o colo e não apoiar o prato quente nas pernas.

Tenha cuidado ao servir pratos únicos, como feijoada, porque pode ser que alguém não goste ou não possa comer. O ideal é avisar no momento do convite qual será o cardápio.

E se você estiver do outro lado, não recuse um convite dizendo que não gosta do prato ou que está de regime. É muito desagradável para o anfitrião. Diga apenas que já tem outro compromisso.

Se você aceitou, evite levar flores, porque a pessoa que organizou o evento já cuidou da decoração e suas flores vão acabar na cozinha. Prefira vinhos e bombons ou então envie as flores no dia seguinte com um cartão de agradecimento.

Atenção aos detalhes

E não é porque sua recepção é informal que você deve relaxar na organização. Use toalhas bonitas e coloque um arranjo de flores naturais ou de frutas sobre a mesa. Você pode utilizar uma travessa grande cheia de gelo e sal grosso (que retarda o derretimento do gelo) para colocar as latas de refrigerante e cerveja.

Separe uma jarra para o suco e outra para a água. Não deixe faltar água e pão de jeito nenhum. Reúna todas as bebidas e os copos em um mesmo aparador para facilitar a vida dos seus convidados. Petiscos podem ser colocados em pequenos pratos e espalhados pelo local.

Se for utilizar pratos de conjuntos diferentes, empilhe-os por cor ou estampa, mas nunca misture.  O mesmo vale para os copos. Além disso, evite empilhar mais do que 12 pratos para evitar que possam cair e quebrar. Há pessoas que preferem trocar de prato para cada comida, por isso, deixe o dobro de pratos que o número de convidados. E nada de usar descartáveis!

Caso haja idosos entre os seus convidados, que podem ter dificuldade em comer com o prato no colo, deixe uma mesa pronta para que eles possam se sentar. E para que a louça suja não se misture com o que ainda não foi usado, deixe uma mesa livre para apoiar pratos e copos usados.

Após a refeição, sempre há quem goste de um cafezinho, então deixe em um cantinho uma garrafa térmica com café, açucareiro e adoçantes e, se quiser, bombons e trufas.


Saiba também como recepcionar seus convidados em reuniões formais .

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.