Quarto infantil: Confira quais são as luzes certas para  descansar, brincar e estudar!
Divulgação
Quarto infantil: Confira quais são as luzes certas para descansar, brincar e estudar!


Quando pensamos em decoração, o quarto das crianças não pode ficar de fora . Na hora de organizar o quarto dos pequenos, além de cores e elementos divertidos, é fundamental pensar nas luzes que serão usadas para iluminar corretamente esse cantinho especial, utilizado para atividade como descanso, brincadeiras e estudos. 

Para que a luz seja uma aliada no crescimento dos pequenos em cada faixa etária – desde os primeiros dias de vida até o início da adolescência – anote as dicas da loja Yamamura, especializada em decorações.


Iluminação e Bem-Estar

Se o conforto e a ergonomia dos espaços são sempre levados em conta pelos pais em busca de móveis adequados de acordo com a idade dos filhos, um item de grande importância costuma ser esquecido: a iluminação. A boa luminosidade pode contribuir com as atividades diárias, e até mesmo auxiliar no aprendizado das crianças, quando posicionada na mesa de estudos. Já, uma iluminação ruim pode até prejudicar a visão delas, que em muitos casos, acabam forçando a vista para enxergar melhor. 

O quarto conta com fitas de LED na sanca de gesso, além da luminária de mesa Hue Go, da Philips,  no cantinho de estudos
Emerson Rodrigues
O quarto conta com fitas de LED na sanca de gesso, além da luminária de mesa Hue Go, da Philips, no cantinho de estudos










Leia Também

Temperatura de cor

De forma geral, para todas as fases da infância, a temperatura de cor mais recomendada é a branco quente (2400K a 3000K), porque traz mais acolhimento ao espaço, assim como transmite a tranquilidade que a criança necessita, para não causar estresse e agitação. O uso de cores em alguns detalhes da decoração também é uma ideia interessante. Nesses casos, os tons pastel, como azul, rose, salmão e verde são boas opções.

Um ambiente lúdico e divertido contribui com o desenvolvimento das crianças
Emerson Rodrigues
Um ambiente lúdico e divertido contribui com o desenvolvimento das crianças



Quartinho do Bebê

No caso dos bebês, os cuidados são ainda maiores. Por isso, vale investir em uma luz suave que deixe o ambiente bem sereno. Como o bebê tem pouco tempo de vida, ele está em fase de adaptação ao meio e, portanto, fatores como sensibilidade à luz, tornam-se mais presentes. A dica fica por conta da iluminação indireta - em paredes ou sancas, com arandelas ou fitas de led - além das luminárias de piso ou abajures com cúpulas, pois proporcionam uma luz indispensável para um descanso tranquilo. Outra boa opção é investir na dimerização, que permite o controle da intensidade de luz. Por fim, outra ideia é o uso da automação, com a criação de cenas para diferentes momentos do dia, fator que pode contribuir para o desenvolvimento do recém-nascido. 

Quartos de crianças

Para as crianças mais crescidinhas, a dica é apostar em iluminações indiretas em determinadas áreas que necessitem de uma luz mais suave; luzes difusas para iluminação geral; e pontos focais, todas em circuitos diferentes para o melhor desempenho do projeto. Convém apostar não somente em uma única solução luminotécnica, mas sim em várias, como os abajures, arandelas, luminárias de piso, plafons e pendentes em vários locais do quarto e não somente no teto, respeitando sempre a particularidade de cada situação.

O quarto conta com cantinho de estudos e para jogos online. As fitas de LED contribuem na iluminação
Emerson Rodrigues
O quarto conta com cantinho de estudos e para jogos online. As fitas de LED contribuem na iluminação



Leitura e Estudos

As luzes de apoio como luminárias de mesa e de piso são ótimas para criar um ambiente gostoso para a leitura. Além de direcionarem a luz para um ponto focal específico, também proporcionam um ambiente mais flexível para a realização de suas atividades. Para os momentos de estudo, a bancada ou a mesinha deve contar com uma iluminação na parte superior e, de preferência na temperatura branco neutro (4000K), para ajudar na concentração.

Brincadeiras & Criatividade

Também é relevante verificar a luminosidade para locais muito utilizados por elas, como os cantinhos de brincar. Pensando na prevenção de acidentes, no primeiro caso a recomendação é trabalhar uma iluminação difusa e bem distribuída, para que a criança veja onde está pisando e brincando.

As luzes dimerizáveis também são boas pedidas, pois garantem melhor funcionalidade a depender da atividade. Quando o assunto é aflorar a criatividade, os tipos de peças mais indicadas são as que possuem um design mais lúdico, com aplicabilidades interativas. Portanto, aposte em luminárias que mudam de cor.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!