Confira o que é a decoração aesthetic
Pinterest/Divulgação
Confira o que é a decoração aesthetic


A ascensão de redes sociais como Tumblr e Pinterest fez com que as pessoas criassem gosto por arquitetura . As plataformas são recheadas de fotos de diferentes estilos, sejam eles mais clássicos até os mais modernos. Um dos que mais ganharam força nesses últimos anos por conta dessas comunidades foi a  decoração aesthetic .

Tendo como principal característica a personalização dos espaços com elementos naturais e pessoais dos moradores, o estilo se tornou cada vez mais requisitado e pesquisado. De acordo com a plataforma Pinterest, pesquisas pelo termo “décor aesthetic” cresceram 200% no Brasil de janeiro de 2020 para janeiro de 2021.


“Esse tipo de décor se torna referência por criar ambientes com uma proposta aconchegante e personalizada na casa. Pode ser considerada uma bela mistura entre o estilo indie com um boho chic”, explica Isabela Caserta, designer de produtos.

A decoração indie é conhecida por seus elementos retrô, principalmente voltados aos anos 1980 e 1990, mas implementados de forma moderna. Já o boho chic faz referência à boemia e mescla design de interiores de diversas épocas e estilos em um mesmo cômodo.

Caserta explica que a decoração aesthetic tem muito apelo entre adolescentes e jovens adultos, principalmente mulheres. No entanto, pode ser implementado por diversos tipos de pessoa, já que sua versatilidade permite adaptações ao gosto do morador. É o caso de moradas como a da atriz Bruna Linzmeyer e do cantor Nando Reis.

Além do apelo estético moderninho e simples, a decoração aesthetic também é bastante procurada por seguir por uma linha do it yourself (faça você mesmo). Isso porque o estilo pode ser montado com coisas que já se tem dentro de casa ou com apetrechos baratos.

Decoração de interiores conduz os espaços

Caserta afirma que existem alguns elementos que são considerados marcantes na decoração aesthetic. Um dos principais deles é a predominância do verde por meio de plantinhas. “É muito comum que sejam misturadas  plantas artificiais na decoração de espelhos, paredes ou cortinas”, explica. Também é possível usar flores na decoração , já que funcionam como ponto de cor. Podem ser posicionadas em vasos para compor o espaço.


Os espelhos de chão também são muito implementados nas casas de estilo aesthetic. Muitas vezes, eles são posicionados no quarto e são enfeitados com luzinhas pisca-pisca. As fotos no estilo polaroid são muito presentes em todos os cômodos da casa. Há quem goste de colocá-las em portas de geladeiras para substituir os porta-retratos.



Nas paredes, os quadros decorativos são os queridinhos. Além de enfeitar, permitem ao morador se cercar coisas que são inspiradoras para ele. Pode ser um pôster emoldurado de uma série ou de um filme que você ama, quadros com frases inspiradoras, formas geométricas ou paisagens. Os bordados nas paredes também estão em alta.

Você viu?



Fãs de música também se apaixonam e aderem à decoração aesthetic, principalmente os colecionadores de discos de vinil ou CDs. A designer explica que, por se tratarem de itens retrô, são ótimos elementos para intensificar o estilo na casa. Vitrolas com designs despojados são a cereja do bolo nesses cantinhos.



Caserta afirma que, apesar desses itens serem os mais comumente usados, deve-se escolher o que combina com o gosto de cada morador e a disponibilidade dos ambientes. Além disso, ela reforça que não é obrigatório usar todos eles ao mesmo tempo e pode-se optar por um espaço mais clean.

Cores leves e texturas mescladas

Devido à versatilidade ser característica marcante do estilo, Caserta afirma que a decoração aesthetic não possui muitas regras. “É um estilo que pode ser bem adaptado e personalizado”, diz. Como esse estilo tem como pilar muitos elementos decorativos, é comum que as  paredes sejam pintadas em tonalidades de  cores mais neutras. “São mais comuns tons de rosa, bege, cinza claro, branco e pastéis”, explica.

As texturas também chamam atenção pelo fato de serem bastante exploradas de acordo com a preferência do morador. A designer explica que são muito adotadas em itens de macramê , almofadas com plumas ou “pelinhos”, bandeiras nas paredes e  tapetes estampados.


O cômodo também pode ser texturizado por elementos amadeirados, principalmente na mobília e no chão. “Explore isso seguindo sua personalidade. Tudo depende de como cada um quer compor o seu cantinho”.

Estilo é predominante em quartos

Apesar da decoração aesthetic poder ser implementada em diversos cômodos da casa, desde banheiro até a cozinha, quem domina mesmo são os quartos. Nesses espaços, o ambiente se torna mais acolhedor e aconchegante graças a seus elementos leves.

É  muito predominante o uso de luzinhas penduradas nos cantos das paredes, o que ajuda a tornar o ambiente relaxante por equilibrar a iluminação. “As luzes são muito usadas em varal com fotos ou em cortina, tanto de LED quanto no formato pisca-pisca”, explica Caserta.


Os  guarda-roupas e armários convencionais geralmente são substituídos pelas araras, que deixam as roupas à mostra. Dessa forma, as peças acabam se tornando parte do ambiente e, portanto, do elemento decorativo.


Outro elemento da decoração aesthetic muito mais comum nos quartos são as wall collage, uma colagem feita diretamente na parede. Caserta diz que podem ser usadas fotografias de revistas, prints, posters de bandas, fotos de lugares, pessoas e estilos inspiradores e muito mais. Priorize colocar na wall collage apenas coisas inspiradoras para você, assim o espaço se torna ainda mais especial.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!