Pesquisas revelam que um ser humano passa 1/3 da vida dormindo e podemos supor que essa atividade seja feita nos quartos. Por isso, esse cômodo é tão importante para decoração como a cozinha, sala ou banheiro.

Leia também: Ideias de cabeceira para renovar o astral do seu quarto

Na série do Delas sobre como decorar apartamentos pequenos, conversamos com uma profissional para saber qual a melhor opção de decoração para quartos pequenos de adultos e como fazê-los parecerem confortáveis e maiores.

Qual o melhor modelo de cama para quartos pequenos?

quarto
Reprodução/ @crown_arquitetura
Quartos pequenos podem ser muito modernos e confortáveis

Já que passamos muito tempo de nossas vidas na cama, é importantíssimo que ela seja confortável e que orne com todos os elementos do quarto. Em cômodos que tenham metragens reduzidas, a dica da arquiteta Flávia Campos.

“A cama ideal é aquela na qual podemos aproveitar o espaço que ela ocupa de alguma outra forma. Seja um baú embaixo dela, sejam gavetas ou uma cama estando suspensa e liberando espaço para uma mesa ou algo assim embaixo dela”, explica a profissional.

Lembrando que camas suspensas fazem parte de projetos de arquitetura modernos e são muito adequadas para espaços reduzidos podendo abrir abaixo delas armários, pequenos escritórios, bibliotecas e mais.

Colocar televisão no quarto atrapalha a sensação de amplitude?

É importante se atentar ao local da televisão na parede e a distância com a cama
shutterstock
É importante se atentar ao local da televisão na parede e a distância com a cama

Muitos casais gostam de instalar televisões nos quartos para assistir filme ou novela antes de adormecer. Mas será que ela pode atrapalhar na sensação de amplitude do cômodo? A resposta é um tanto quanto relativa.

“Tudo depende do tamanho da televisão e de como ela será inserida no projeto. Se ela for proporcional ao tamanho do quarto, ou seja, não muito grande, não há problema algum”, reforça a arquiteta.

Você viu?

E você sabe qual a distância exata que uma televisão pode ficar da cama? Ou qual a melhor posição desse aparelho na parede? De acordo com o site de compras Zoom, uma televisão de 29 a 32 polegadas deve ser instalada em quarto com pelo menos 12 m², já aparelhos maiores de 32 a 40 polegadas ficam melhores em ambientes de 24m².

Em relação ao posicionamento na parede, a altura da televisão precisa estar na altura dos olhos. Mas lembre-se, mais da metade das vezes você irá assistir à tela deitado.

Como decorar para fazer quartos pequenos parecer maior?

quarto
Reprodução/ Pinterest / decorfacil
Apostar em cores claras e espelho ajuda na amplitude do cômodo

Investir na simplicidade pode ser o toque ideal para quartos pequenos. A arquiteta Flávia Campos dá algumas dicas para quem quer decorar de forma a ampliar o espaço . Veja abaixo:

Use espelhos: a peça coringa de todo ambiente com metragem pequena fica ótima em quartos e também ajuda na hora de dar uma conferida no look do dia;

Móveis multifunção: já que o espaço é reduzido, invista em móveis que podem ter mais de uma função, como por exemplo, um criado mudo que vira mesa lateral.

Painel: painéis que acomodam portas basculantes escondidas é uma super ideia de aproveitar espaço;

Tons claros: pintar as paredes com tons claros como branco ou bege e transportá-los para móveis também é uma boa dia. Compre móveis com linhas leves e menos volumosos.

Série sobre apartamentos pequenos

O Delas está produzindo uma série de reportagens que ajudarão as pessoas que moram em apartamentos tipo studio a criarem decorações modernas e espaçosas. Confira as matérias que já foram publicadas e aquelas que estão por vir.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!