Reformar a casa é uma questão complicada. De vez em quando queremos mudar alguma coisinha nos cômodos, mas pensar em quebrar paredes e afundar a família no pó e no caos de uma construção não é o mais desejável. E quando a casa é alugada, é pior ainda porque não é permitida nenhuma mudança sem autorização. Então, seria possível reformar gastando pouco e sem quebra-quebra?

Leia também: Conheça 5 erros comuns que podem abalar sua reforma

A resposta é sim! Com a ajuda de profissionais da área dá para encontrar um jeitinho de dar uma nova cara para a casa sem remover nenhum bloco do lugar. Para isso, o Delas conversou com três arquitetas que deram algumas dicas essenciais do que fazer, cômodo por cômodo, para reformar gastando pouco .

Reformando o quarto

Arquitetas deram dicas de como reformar gastando pouco e sem quebrar a sala
reprodução/pinterest/Tua Casa; Gabrielle Martins
Arquitetas deram dicas de como reformar gastando pouco e sem quebrar a sala

As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura, dão dicas bem legais de como você pode deixar o seu quarto novinho em folha trocando apenas alguns móveis.

“Trocar a cabeceira da sua cama, buscando algo diferente com muita personalidade. Se você tem um armário de madeira mais escuro ou mais antiquado a opção é tirar recurso de uma pintura colorida ou colorir um painel da televisão e escrivaninha. Podemos também mexer na composição de colchas e cortinas”, diz Danielle.

Reformando a sala

No quarto as ideias para reformar gastando pouco se concentram em trocar a cabeceira
reprodução/pinterest/Viva Decora; Compra-se um Fusca
No quarto as ideias para reformar gastando pouco se concentram em trocar a cabeceira

A ideia de Paula para a reforma da sala é investir em novas peças, como num vaso de plantas. “Plantas são ótimas dentro de casa e ajudam a repaginar o visual além de trazer o fresh da natureza para perto”, comenta a arquiteta.

Trocar a iluminação de lâmpadas simples por luminárias decorativas pendentes, abajures ou colunas de piso dá um toque diferenciado, além de trocar o tecido de uma poltrona por uma cor chamativa ou uma estampa diferente.

Demais cômodos

O piso vinílico é uma das maneiras de reformar sem quebra-quebra praticamente todos os cômodos da casa
reprodução/pinterest/DecorFacil
O piso vinílico é uma das maneiras de reformar sem quebra-quebra praticamente todos os cômodos da casa

Se você pensa em introduzir hall de entrada, mais quartos ou até varandas na reforma sem quebra-quebra , as dicas da arquiteta Marta Martins e da designer de interiores Débora Valente, do escritório Martins Valente, serão ótimas.

Você viu?

Leia também: Quer reformar a casa? 6 dicas dos Irmãos à Obra para não errar

“Incluir quadros e espelhos, ou apenas mudar a disposição deles, são pequenas mudanças que já fazem a diferença. Instalar papel de parede também é uma solução rápida e sem nenhuma sujeira”, dizem as sócias.

E um ponto que foi unanimidade entre todas as profissionais é a possibilidade de trocar o piso. “O piso vinílico dá para colocar por cima da maioria dos revestimentos e hoje em dia existem diversas tonalidades de cor de madeira”, explica Marta.

E a cozinha e o banheiro?

banheiro
reprodução/pinterest/ReciclareDecorar
No banheiro é possível reformar trocando espelhos, torneiras e box

Conhecidos como cômodos frios, a cozinha e o banheiro também podem entrar na lista de lugares para reformar sem poeira com facilidade. A dica de Danielle Passos é investir na pintura. “A pintura sempre pode mudar completamente o visual. Pode ser uma pintura básica de paredes ou pintar os azulejos com tinta epóxi”, explica.

A madeira pode ser uma grande aliada nesses espaços. Na cozinha a dica da arquiteta é investir na troca dos laminados das portas e frente de gavetas por um novo material.

No banheiro, uma dica do site Reciclar e Decorar que é destaque na plataforma Pinterest, é investir na troca de molduras para o espelho, investir em acessórios para guardar toalhas e papel higiênico, trocar a torneira, utilizar box de acrílico ao invés de vidro e até usar um estrado de madeira dentro do box.

Leia também: É possível reformar a casa de maneira rápida como nos Irmãos à Obra?

Gostou das dicas de como reformar gastando pouco e sem quebra-quebra? Solte a imaginação e pesquise com profissionais as diversas possibilidades que sua casa pode ter.

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!