O espelho é um item que contribui de forma positiva no décor da casa. Sua função vai muito além de apenas refletir a imagem de quem passa em sua frente e apresenta outros papéis importantes. Isso porque, na decoração, a peça favorece os ambientes com a sensação de amplitude e a possibilidade de deixar os locais mais iluminados. 

Leia também: 6 dicas de decoração baratas para mudar os ambientes sem precisar gastar muito

Arquiteta dá dicas de como usar o espelho na decoração da casa e explica quais cuidados ter com a peça no dia a dia
Pexels
Arquiteta dá dicas de como usar o espelho na decoração da casa e explica quais cuidados ter com a peça no dia a dia

Diante disso, o espelho precisa ter sua importância reconhecida nos cômodos. A arquiteta Cris Paola, do escritório Studio Cris Paola, explica como trazer elegância aos ambientes por meio do item. “É válido observar alguns detalhes para que seu uso não seja exagerado, causando um efeito negativo”, pontua.

Onde colocar o espelho?

Com diversas opções à disposição do consumidor, o item é capaz de combinar com todos os estilos decorativos e, além disso, não apresenta restrições quanto ao tamanho do ambiente em que será colocado. Assim, é possível utilizado em todos os cômodos. Afinal, a peça deixou de ocupar apenas banheiros, armários e closets. 

Por outro lado, espaços pequenos são mais favoráveis, uma vez que o seu planejamento permite proporcionar a sensação de que o local é mais amplo do que realmente é. “A sugestão é instalar na parede que esteja no fundo do ambiente, pois assim o espelho refletirá por todo o espaço, causando a amplitude esperada”, alerta Cris. 

Leia também: Saiba como dar a sensação de mais espaço na casa com a iluminação

Você viu?

A arquiteta ressalta que o recurso também é benefício para a ampliação da iluminação natural. Para isso, a recomendação é posicionar o item nos pontos que possuem grande incidência de luz solar. Com isso, será possível conquistar um resultado com aparência bastante natural nos espaços. 

Cuidados necessários

A peça é bem-vinda na decoração, mas é preciso ter alguns cuidados na hora de posicionar o espelho nos cômodos
Pexels
A peça é bem-vinda na decoração, mas é preciso ter alguns cuidados na hora de posicionar o espelho nos cômodos

Mesmo que a peça seja mais do que bem-vinda na decoração da casa , é importante seguir alguns critérios para não exagerar. “Nos projetos que realizo, sempre analiso qual modelo é mais adequado para o ambiente levando em consideração não só o estilo decorativo, como também o tamanho certo. Esses detalhes fazem diferença”, destaca a profissional.

Outro ponto que merece atenção é com a posição do espelho. Isso porque, dependendo de como for colocado, ele pode atrapalhar a concentração e prejudicar atividades no dia a dia. Dessa forma, a arquiteta não recomenda fixar a peça atrás da TV ou em frente a uma mesa de trabalho, por exemplo. “O espelho deve ser usado a nosso favor”, alerta. 

O item pode ser ótimo para favorecer a aparência dos cômodos, mas é necessário ter atenção com um ponto importante para evitar desconfortos: perto de luminárias, o espelho emite reflexo, o que pode ser desconfortável para quem está vendo TV ou lendo um livro na sala de estar, por exemplo. 

Ao pensar em segurança e na possibilidade do material tornar-se cortante, é fundamental avaliar o cuidado na aplicação e na segurança na hora de colocar espelhos em casa, principalmente quem possui crianças pequenas. Assim, será possível minimizar as chances de algum acidente acontecer. 

Como cuidar dos espelhos no dia a dia?

Alguns cuidados de limpeza ajudam a deixar o espelho sempre limpo. Se for usar um produto específico ou alguma solução caseira , a dica é não borrifar diretamente na peça. O certo é fazer isso em um pano antes de realizar a aplicação no item. Além disso, lembre-se de nunca jogar água diretamente no objeto. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!