Parece cenário de filme, mas são apenas quartos decorados. A mostra “Decor + Cinema 2018”, organizada pela Artefacto, foi aberta na sexta-feira (4) , no Shopping D&D, em São Paulo, e deixou muita gente de queixo caído com o nível de excelência do trabalho apresentado. Na mostra, quartos decorados por arquitetos renomados, que se inspiraram em filmes, roubaram a cena.

Leia também: Tem um apartamento pequeno? Veja dicas de como decorá-lo

Representando o filme
Salvador Cordaro
Representando o filme "O Poderoso Chefão", o quarto decorado por Silvana deixou muita gente feliz com as escolhas


O cantor e ator Fiuk, filho de Fábio Júnior, aproveitou para conhecer os quartos decorados e ficou encantado com o que viu. “Sou meio suspeito para falar do que eu mais gostei porque o filme ‘O Poderoso Chefão’ (1972) marcou a minha vida. O espaço inspirado nele foi o meu preferido, e confesso que, quando me falaram que tinha esse quarto aqui, eu já entrei querendo pegar as coisas dele (risos)”, afirma o artista.

O espaço que Fiuk mais gostou foi projetado por Silvana Lara Nogueira, que já queria trabalhar em um ambiente mais masculino e encontrou a oportunidade perfeita quando resolveu mergulhar de corpo e alma no projeto. Assim como ela, Camila Figueiroa e seu pai, Antonio Figueiroa, quiseram se aventurar para a mostra. O trabalho da dupla de arquitetos foi inspirado no filme “Bonequinha de Luxo” (1961), e reúne de tudo um pouco.

Antonio e Camila pensaram em cada detalhe na hora de projetar o quarto inspirando no filme
Salvador Cordaro
Antonio e Camila pensaram em cada detalhe na hora de projetar o quarto inspirando no filme "Bonequinha de Luxo"


“O principal desafio foi colocar no quarto a elegância da personagem principal junto com o seu lado mais extrovertido”, conta a arquiteta. Antonio completa dizendo que os dois assistiram ao filme várias vezes para alcançar o resultado e ficaram orgulhosos com a escolha. “Esse longa atravessou gerações e tem uma mensagem importante. A Audrey Hepburn é lembrada por ter sido embaixadora da Unicef e merece essa homenagem”, garante.

Para Fiuk, que revelou gostar de ambientes mais claros, o quarto baseado no filme “Frozen” (2014) também foi uma surpresa e caiu como uma luva. O espaço projetado por Maithiá Guedes contou com ar condicionado em temperatura bem baixa durante a mostra, especialmente para lembrar o clima da terra de Elsa.

“Se não tivessem falado, eu não ia me ligar que o quarto foi inspirado nesse filme. Quando falam a palavra ‘Frozen’, eu imagino um quarto infantil, cheio de brinquedos, e confesso que ficou muito bonito desse jeito, superou todas as minhas expectativas”, diz o ator.

Projetado por Maitha Guedes, o quarto inspirado na animação
Salvador Cordaro
Projetado por Maitha Guedes, o quarto inspirado na animação "Frozen" surpreendeu por não parecer um espaço infantil


 Outro espaço que se destacou em meio aos quartos decorados da mostra foi projetado por Cilene Monteiro Lupi. A arquiteta escolheu o longa “A Forma da Água”, vencedor do Oscar 2018, para se inspirar. O ambiente calmo e tranquilo, por causa das cores, dá uma ótima sensação, e Cilene afirma que dá para fazer a decoração em casa gastando pouco.

 “A dica é não encher o quarto com muitas coisas. Quando você deixa o espaço mais livre, ele te dá essa sensação de tranquilidade. Para aconchegar, você pode usar tapetes ou papel de parede, que dá para encontrar de vários preços e nem sempre os mais caros são os mais bonitos. O legal também é apostar em almofadas e plantas naturais”, aconselha ela, que escolheu “A Forma da Água” justamente pela possibilidade de exaltar a poesia em seu projeto.

Conheça os ambientes da mostra

 Além dos filmes citados, a mostra reuniu quartos decorados inspirados em obras marcantes, como o clássico “Janela Indiscreta”, dirigido por Alfred Hitchcock, de 1954, e o “Meia Noite em Paris” (2011), do diretor Woody Allen. Que tal pegar um dia de folga para assistir aos filmes e ainda pensar na decoração da sua casa? 

1. "Bonequinha de Luxo" (1961)

O quarto projetado por Antonio e Camila é rico em detalhes: os arquitetos fizeram questão de colocar uma escrivaninha
Salvador Cordaro
O quarto projetado por Antonio e Camila é rico em detalhes: os arquitetos fizeram questão de colocar uma escrivaninha


O projeto de Camila e Antonio Figueiroa é inspirado no filme "Bonequinha de Luxo", que conta a história de Holly Golightly (Audrey Hepburn), uma garota de programa. Vagando entre a inocência, a ambição e a futilidade em pensamentos difusos dentro de seu apartamento em Nova York, ela busca nos cotidianos cafés da manhã em frente à renomada joalheria Tiffany a fuga para seus problemas.

Para alguns, o clássico marca o surgimento da mulher moderna, e os arquitetos tiveram a intenção de demonstrar isso na decoração do ambiente. Se você pensa em se inspirar no filme para decorar a sua casa, aposte nos detalhes: livros e tapetes são bem-vindos e Antonio aconselha a compra de tecidos com estampas. 

2. "O Diabo Veste Prada" (2006)

A decoração marcada por traços e cores fortes demonstra personalidade e lembra a interpretação de Meryl Streep
Salvador Cordaro
A decoração marcada por traços e cores fortes demonstra personalidade e lembra a interpretação de Meryl Streep

Projetado pela arquiteta Deborah Roig, o ambiente de traços e cores fortes foi inspirado no filme "O Diabo Veste Prada", uma comédia romântica que tem os bastidores da moda como tema principal. Na história, Andrea Sachs (vivida por Anne Hathaway) é uma jovem que consegue o disputado emprego como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), na mais importante publicação de moda do planeta, e precisa ralar para lidar com a chefe.

Aos que desejam se inspirar no filme, é bom pensar em objetos grandes, flores e quadros. As cores quentes também são indicadas, pois além de radiantes são acolhedoras e fazem um espaço pequeno parecer menor e um espaço grande parecer maior. O importante é não ter medo de arriscar e ter a atitude de Miranda Priestly (Meryl Streep) na hora de fazer a decoração.

3. "Suits" (2011)

Único ambiente da mostra que foi inspirado numa série, o espaço tenta reproduzir o  apartamento de Harvey Specter
Salvador Cordaro
Único ambiente da mostra que foi inspirado numa série, o espaço tenta reproduzir o apartamento de Harvey Specter

Andréa Gonzaga foi a única arquiteta que se inspirou numa série para montar o projeto. A moça escolheu "Suits" por conta de sua trama energizante, que é ambientada dentro do fictício escritório de advocacia “Pearson Hardman”, um dos mais respeitados de Nova York. Na trama, Mike Ross (Patrick J. Adams), apesar de não ter terminado a faculdade de Direito, tem atuação profissional brilhante ao lado do bem-sucedido advogado Harvey Specter.

Com cores neutras, o ambiente lembra a seriedade de um advogado e é indicado para quem curte um quarto mais harmonioso. A parede com os tijolos brancos, inclusive, é uma tendência, e demonstra elegância. Aos que desejam fazer isso em casa gastando pouco, adesivos com o formato são práticos e enganam bem.

4. "Frozen" (2014)

O quarto decorado pela arquiteta Maitha Guedes contou com a ajuda do ar condicionado na mostra de arquitetos
Salvador Cordaro
O quarto decorado pela arquiteta Maitha Guedes contou com a ajuda do ar condicionado na mostra de arquitetos

Inspirado no filme "Frozen", que conta as aventuras de Elsa, Anna e o boneco de neve Olaf, a arquiteta Maitha Guedes projetou um quarto com cores frias, que até chamou a atenção do cantor Fiuk durante a mostra. Para o ator, antes de ver o ambiente, um quarto decorado para adultos com o tema da animação seria impossível. Mas Maitha foi muito feliz ao preencher todo o espaço com espelhos e almofadas e provou que dá para fazer de tudo nesta área.

Leia também: Confira 8 ideias de decoração baratas e fáceis de se fazer

Aos adultos que curtem o desenho ou até mesmo se impressionaram com a decoração e já querem fazer em casa, a dica é apostar nos vasos, espelhos e tapetes. Um lustre diferenciado, como o que foi escolhido pela arquiteta, agrega valor e chama a atenção, por exemplo. É importante lembrar, na hora de fazer as compras, que nem sempre os objetos mais caros são os mais bonitos. Às vezes, o mais em conta é o que vai combinar melhor no ambiente!

5. "A Forma da Água" (2018)

Com as cores azul e verde, o ambiente decorado por Celine passa tranquilidade. Na mostra, o espaço era até silencioso
Salvador Cordaro
Com as cores azul e verde, o ambiente decorado por Celine passa tranquilidade. Na mostra, o espaço era até silencioso


O filme "A Forma da Água" inspirou Celine a decorar o quarto de forma poética, com cores que dão tranquilidade e sensação de paz. Na história do longa, a faxineira de um laboratório experimental se apaixona por uma criatura fantástica, que é mantida presa, e recorre à ajuda do melhor amigo e da colega de turno para elaborar um plano de fuga bem arriscado.

Marcado por emoções, o filme mexeu profundamente com a arquiteta, que aconselha aos que procuram algo parecido, um tempo a sós. Ouvir música, assistir filmes ou até mesmo conferir exposições artísticas, pode trazer ideias que você nem imagina na hora de fazer sua decoração! A melhor parte, inclusive, é que os sentimentos são subjetivos e, fazendo isso, você poderá ter um ambiente que ninguém nunca teve igual. Isso é o que chamamos de elegância!

6. "Meia Noite em Paris" (2011)

O ambiente projetado por Marco Aurélio traz uma iluminação discreta, já que o filme se passa no período noturno
Salvador Cordaro
O ambiente projetado por Marco Aurélio traz uma iluminação discreta, já que o filme se passa no período noturno


Marco Aurélio Benedetti foi atraído pela relação entre presente, passado e futuro que o filme "Meia Noite em Paris" aborda para projetar o quarto que apresentou na mostra. No longa, ao se deparar com um grupo de estranhos durante um passeio noturno a Paris, Gil (Owen Wilson) recupera a vontade de ter sido um escritor de prestígio e se sente cada vez mais frustrado com a vida que leva como roteirista hollywoodiano. 

No ambiente, Marco tentou retratar esses sentimentos do personagem principal e apostou em objetos antigos, que podem ser encontrados em casas de relíquias e antiguidades. A mistura entre o vintage e o contemporâneo dão uma sensação boa e não é difícil de reproduzir em casa. Que tal tirar aquela máquina fotográfica antiga do armário e colocar para decorar o ambiente? Aposte nisso e arrase!

7. "O Poderoso Chefão" (1972)

Cheio de detalhes e acessórios, o ambiente decorado por Silvana encheu os olhos do ator Fiuk, que queria levar tudo
Salvador Cordaro
Cheio de detalhes e acessórios, o ambiente decorado por Silvana encheu os olhos do ator Fiuk, que queria levar tudo

O projeto de Silvana Lara Nogueira foi inspirado no filme "O Poderoso Chefão", que conta a história da família Corleone, e foi um dos ambientes que mais agradou os visitantes da mostra no dia da abertura. No sofá charmoso, todo mundo queria tirar uma foto. Mas poucos pensaram que fica fácil reproduzir a decoração em casa apostando nas plantas...

A arquiteta espalhou plantas naturais pelo ambiente todo, não economizou nas almofadas e também aproveitou para decorar as paredes com quadros. Uma ideia para quem deseja ter um quarto parecido, é apostar nas fotos que tem com os próprios familiares. É só encontrar um porta retrato bonito e se jogar na ideia gastando pouco.

8. "Janela Indiscreta" (1954)

Inspirado no filme
Salvador Cordaro
Inspirado no filme "Janela Indiscreta", o quarto chama atenção pela pintura feita pelo artista plástico Ricardo Migliorini

O quarto projetado por Alice Martins e Flávio Butti foi inspirando no filme "Janela Indiscreta", que conta a história de um fotógrafo profissional, que fica confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Sem muitas opções de lazer, o homem vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar de um assassinato cometido nos arredores.

Leia também: Levantamento do Pinterest mostra o que está bombando na decoração

“Escolhemos o clássico suspense pela qualidade do trabalho desenvolvido que continua atual e interessantíssimo mesmo tendo sido feito nos anos 1950", conta Alice. Ela e Flávio recriaram a situação do apartamento com uma grande janela e nem precisavam dizer em que filme se inspiraram durante a mostra de quartos decorados . Quem conhece o longa de Alfred Hitchcock já entendia que era dele que estavam falando. Aos que curtiram, a dica dos profissionais é apostar nas cores escuras para as paredes e tapetes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!