Mesmo quem não é arquiteto nem designer de formação gosta de explorar o decorador dentro de si de vez em quando e, claro, adora ver séries sobre os temas. Se você é uma dessas pessoas, aqui vai uma lista de séries,  programas de TV e documentários sobre arquitetura , design e estilo de vida disponíveis no catálogo da Netflix para se inspirar.

Leia também: Arquitetura da felicidade: como uma casa se torna um lar

Para amantes de arquitetura e design, oito séries do Netflix para se inspirar. Na foto, uma delas:
Divulgação
Para amantes de arquitetura e design, oito séries do Netflix para se inspirar. Na foto, uma delas: "Grand Designs"


Vale ressaltar que a lista não é direcionada apenas para amadores. Profissionais de design de interiores e arquitetos também podem se inspirar nas tendências e projetos exibidos nas séries. Confira:

1. "Irmãos à obra"

Em
Divulgação
Em "Irmãos à obra", os gêmeos Jonathan e Drew encontram, reformam e redecoram casas em mau estado


Os divertidos irmãos gêmeos Jonathan, empreiteiro e designer, e Drew Scott, corretor imobiliário, se comprometem a encontrar uma casa pouco impressionante, precisando de reformas e uma repaginada na decoração para criar a casa dos sonhos de um casal.

No começo de cada episódio, Drew mostra para os casais o quanto é cara uma casa pronta e decorada, convencendo-os a investir numa propriedade que precise de reparos, mas que caiba no orçamento. Jonathan, então, cria o que eles sempre sonharam.

A série está em sua décima temporada na TV, sendo exibida pelo canal pago Discovery Home&Health. O Netflix, entretanto, disponibiliza até a segunda temporada, que acabou de entrar no catálogo.

2. "Grand Designs"

Em
Divulgação
Em "Grand Designs", Kevin McCloud acompanha o processo de pessoas que decidem construir a própria casa


O apresentador Kevin McCloud acompanha, do início ao fim, os projetos ambiciosos de pessoas que decidiram construir a própria casa.

Desde a criação do conceito até a casa pronta, Kevin visita periodicamente o canteiro de construções para checar o progresso e os atrasos que acontecem na construção e design, fornecendo, ao mesmo tempo, dados de orçamento e materiais, além de outras informações úteis.

Após o fim da reforma, ele visita a casa uma última vez, analisando e opinando sobre o processo todo.

3. "As casas mais extraordinárias do mundo"

Viaje pelo mundo conhecendo as casas mais extraordinárias do mundo e suas histórias
Divulgação
Viaje pelo mundo conhecendo as casas mais extraordinárias do mundo e suas histórias


Nesta série documental, o casal composto pelo arquiteto Piers Taylor e sua esposa, a atriz Caroline Quentin, viaja o mundo em busca das casas mais inusitadas e originais que existem por aí. Os episódios são separados pela localização das casas: nas montanhas, na floresta, no litoral e no subsolo.

Leia também: “O design precisa mudar a forma como entendemos as coisas”, afirma Tom Price

A dupla não se limita apenas a apresentar e a mostrar as casas extraordinárias, mas a conversar com os moradores e os arquitetos responsáveis pela criação das construções.

4. "Big dreams, small spaces"

A série
Divulgação
A série "Big Dreams, Small Spaces" foca em jardinagem e paisagismo


Focando na parte externa da casa, este reality show traz o paisagista e apresentador Monty Don ensinando jardineiros e horticultores amadores da Inglaterra a projetar, plantar e manter o jardim dos sonhos

5. "Everyday miracles"

Com uma pegada diferente, em
Divulgação
Com uma pegada diferente, em "Everyday Miracles", o cientista Mark Miodownik investiga os objetos do dia a dia


O que faz uma boa decoração? Os objetos e acessórios que a compõem? Talvez. O cientista Mark Miodownik analisa os itens do dia a dia que tornam a nossa vida mais confortável e interessante do que a de nossos ancestrais. Desde sofás, até pôsteres de parede.

Leia também: Objetos do dia a dia podem ser usados como brinquedos e estimular criatividade 

Com uma linguagem didática e divertida, essa série pode ser curtida até ao lado dos pequenos.

6. "Secrets of great british castles"

Aventure-se pelas histórias de algumas das construções mais icônicas do Reino Unido nesta série britânica
Divulgação
Aventure-se pelas histórias de algumas das construções mais icônicas do Reino Unido nesta série britânica


Para quem curte uma pegada mais histórica, vale viajar pelo tempo ao lado do historiador Dan Jones explorando castelos e outras construções icônicas do Reino Unido. Muito além da arquitetura, Dan contextualiza os edifícios no tempo e revela alguns de seus ilustres moradores.

7. "Abstract: a arte do design"

A série aborda o design de diversas formas, não apenas na decoração de interiores
Divulgação
A série aborda o design de diversas formas, não apenas na decoração de interiores


Sem focar exclusivamente no design de interiores, a série mostra designers de diversas áreas, indo da arquitetura até a ilustração e a fotografia, na intenção de evidenciar como a criatividade dessas pessoas contribui para facilitar e tornar um pouco mais agradável a rotina das pessoas - mesmo sem que elas percebam.

Acompanhando de perto os profissionais, a série ainda mostra as dificuldades e a rotina de cada um na criação de seus trabalhos.

8. "Minimalism"

Neste documentário é problematizada a relação entre ter bens materiais e felicidade
Divulgação
Neste documentário é problematizada a relação entre ter bens materiais e felicidade


Leia também: Tiny Houses – design e funcionalidade como novo estilo de vida

Essa talvez seja a sugestão mais diferente. “Minimalism: a documentary about the important things” é um documentário que foca no estilo de vida minimalista, questionando o fato de muitos atribuírem felicidade a posses materiais - inclusive dentro de casa - e se, realmente, menos é mais. Para discutir essas questões, o documentarista entrevista arquitetos, profissionais do design , autores de sites sobre minimalismo, economistas, sociólogos, entre outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!