O mês de dezembro já deu as caras e a virada de ano já está logo ali, dobrando a esquina. Para muita gente, é indispensável separar um dia (ou até mais de um) e mobilizar todo mundo em casa durante esta época para fazer aquela famosa limpa de final de ano. Neste momento, a casa inteira costuma entrar na dança: quartos, banheiros, cozinha, guarda-roupas, gaveteiros, gabinetes e até o famigerado quartinho da bagunça. Sendo assim, é comum que as pessoas mal saibam por onde começar, ou terminem a limpa sentindo que ela poderia ter sido melhor.

Leia também: Cinco árvores de Natal alternativas para você se inspirar (ou dar umas risadas)

O final de ano é uma época que muita gente escolhe para fazer aquela faxina generalizada na casa
Pixabay/Creative Commons
O final de ano é uma época que muita gente escolhe para fazer aquela faxina generalizada na casa

Além de faxinar os ambientes e livrá-los de itens que não estão mais sendo utilizados, a limpa de final de ano também serve para reorganizar as coisas que ficam. Se você está se preparando para esse momento, confira 5 dicas de como preparar a casa para o ano novo e manter tudo organizado após a grande faxina:

1. Exercite o desapego com a "regra do ano"

Sabe aquela peça de roupa que você já usou bastante, enjoou e continua mantendo no guarda-roupa por pura teimosia? Aquele aparelho depilatório que você usou algumas vezes e não quer mais ver na frente, mas mantém na gaveta? Aqueles pesos de academia – sim, aqueles que você comprou jurando que ia usar – que estão pegando pó em um cantinho do quarto? Pois comece por eles usando a “regra do ano”. De acordo com a personal stylist Juliana Parisi, tudo o que está sem uso há mais de um ano serve apenas para ocupar espaço e deve ser passado adiante sem dó nem piedade.

Sim, é difícil se desfazer daquela peça de roupa "queridinha", mas talvez seja a hora dela


Também é hora de dar uma boa olhada naquelas roupas de inverno – como casacos pesados e botas – que você já encaixotou para dar espaço às roupas de verão no guarda-roupa. Inspecione cada peça e tente se lembrar: você usou essa roupa no inverno deste ano? E no do ano passado? Se a resposta for não, talvez seja melhor você passar adiante.

2. Atente para o estado do item

Outro fator que deve ser levado em consideração – principalmente na hora de fazer a limpa no guarda-roupa – é o quão velho ou gasto é o pertence que você está ponderando se passa adiante ou não. Segundo Juliana, mesmo que uma peça de roupa seja sua predileta, se ela estiver com um aspecto esquisito, manchada, rasgada, excessivamente remendada, com as axilas amareladas e bolinhas, é hora de dizer adeus.

3. Nenhum cantinho deve ser poupado

Na hora de fazer a famigerada limpa de final de ano, nada de focar apenas no guarda-roupa e manter tralha que está entocada em outros lugares da casa. Roupas íntimas, meias, pijamas, sapatos, bolsas, bijuterias, produtos de limpeza e até o cantinho das maquiagens devem entrar na faxina . Todo mundo tem uma caixa ou gaveta “de miscelâneas”, ou seja, local para onde vão todas as coisas que ficaram largadas por tempo demais. Comece por aí, colocando cada coisa em seu lugar ou se livrando do que ficou parado ali durante o ano todo.

Passe em seguida para as gavetas de roupas "miúdas", como meias, lingeries e roupas de banho, tirando tudo o que estiver gasto, furado (sim, a gente sabe que você tem algo assim guardado), amarelado e pequeno.

Quanto ao gabinete do banheiro e o local onde você guarda produtos de beleza, o primordial é retirar tudo o que já está vencido. Com o tempo e muito uso, algumas bijuterias perdem o brilho, descascam e ficam feias. Dê uma olhada em tudo, separando o que ainda pode ser recuperado, jogando fora o que estragou e passando para frente o que você já não usa há muito tempo.

3. Reorganização

Certo, tudo que não tem mais uso já se foi, agora é hora de reorganizar tudo o que sobrou da forma mais inteligente possível. Começar separando as roupas do armário por tamanho, categoria ou cor é uma boa ideia, lembrando que, no Brasil, o verão está se aproximando, então é aconselhável guardar as peças mais pesadas, deixando à mão as mais apropriadas para o tempo quente (sempre  lembrando de lavar as roupas que ficarão encaixotadas durante os meses de calor).

Quando chegar a vez das gavetas de meias e calcinhas, uma boa dica é, após retirar tudo o que estiver furado (afinal, todo mundo tem aquela meia furadinha do coração, mas não deveria), gasto e velho, distribuir o que restou em separadores especiais para gavetas. Dessa forma, é mais fácil de manter tudo organizado dali para frente.

Quanto ao gabinete do banheiro e o local onde você guarda produtos de beleza, o primordial é retirar tudo o que já está vencido e reposicionar o que sobrar, colocando na frente aquilo que é mais utilizado. Juliana afirma que, se você guarda maquiagem no banheiro, é melhor repensar isso na hora de reorganizar tudo. "Além de úmido – fator que estimula o crescimento de fungos – [o local] recebe uma carga enorme de bactérias e outros micro-organismos nocivos à vida útil dos cosméticos, podendo provocar alergias e irritações", afirma, ressaltando que o melhor para esses produtos é um local arejado e que não pegue muita luz.

4. Organize as doações e faça-as o mais rápido possível

Quando estiver selecionando os itens que quer doar, já separe o que vai para qual lugar. Algumas pessoas doam tudo para o mesmo lugar, mas, ao separar os itens, você pode topar com aquela peça de roupa que é a cara da sua amiga, aquele jogo de potinhos que seu filho que vai morar sozinho pode precisar e outras coisas do gênero. Quando estiver tudo separado e com destino definido, leve tudo o mais rápido possível para evitar que as coisas voltem a ficar “entulhadas”.

5. Comece uma mudança de hábitos

Certo, o final de ano é uma ótima época para rever tudo o que se tem em casa e reorganizar os pertences, mas tudo voltará a ficar um caos se certos hábitos forem mantidos. Arrumar o guarda-roupa é relativamente fácil, mas nós sabemos que uma manhã mais atribulada em que não conseguimos decidir qual roupa usar já é o suficiente para desorganizar tudo novamente. Uma dica para evitar isso é, no final de semana, separar conjuntos de roupa para cada um dos dias que estão por vir.

Outra dica é evitar fazer um estoque muito grande de coisas que têm um prazo de validade relativamente curto. "Você pode comprar mais quantidade de algum produto específico para aproveitar uma promoção, mas isso não deve ser uma regra, pois você pode perder o tempo de usá-los e ter de jogar fora", comenta Juliana. 

Para a personal organizer Talita Melo, uma forma interessante de  manter a casa organizada após a limpa de final de ano é criar o hábito de, antes de realizar a faxina semanal, andar pela casa e colocar em um cesto tudo o que estiver fora do lugar, realocando tudo conforme passar pelos cômodos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!