Vidro só serve para criar recipientes e enfeites sem graça, certo? Errado. Utilizando um processo que trabalha o material de forma única, a artista italiana Daniela Forti cria mesas incríveis cujo formato as lembra versões imensas e coloridas de águas vivas que estão prontinhas para sair nadando.

Leia tudo sobre casa e decoração aqui!

Usando uma técnica que derrete o vidro até que ele
Divulgação/Daniela Forti
Usando uma técnica que derrete o vidro até que ele "pingue", a artista cria mesas que se parecem com águas-vivas

Ainda que esse processo esteja presente em outros dos trabalhos da artista, é no projeto intitulado “Medusa” (como á água-viva é chamada em italiano) que ele aparece de maneira mais inusitada e incrível. Neste projeto, a gravidade fez quase todo o trabalho, transformando o vidro derretido que se desprende dos “tampos” das mesas em tentáculos que se misturam e enrolam ao encostar delicadamente no chão.

Leia também: Conheça a casa móvel que pode ser dobrada ainda com os móveis dentro dela

O projeto se chama
Divulgação/Daniela Forti
O projeto se chama "Medusa" (água-viva em italiano) e as mesas aparecem em diferentes cores e formatos

As peças variam de cores e tamanhos, formando sombras coloridas no chão, mas até as que são completamente transparentes conseguem hipnotizar.

Enquanto a maioria se parece com a criatura marinha, algumas ainda lembram flores gigantes
Divulgação/Daniela Forti
Enquanto a maioria se parece com a criatura marinha, algumas ainda lembram flores gigantes

Enquanto algumas das obras são praticamente iguais a águas-vivas e seja possível imaginá-las nadando no oceano, outras lembram grandes flores dignas de Pandora, o mundo em que se passa o filme “Avatar”.

Como as peças são feitas?

Para criar as peças únicas, Daniela utiliza um processo chamado de “glassfusion” (fusão de vidro em tradução livre), que mistura vidro e cristal. Por utilizar o processo desde meados dos anos 80, a artista se tornou praticamente uma mestra em criar arte a partir dele.

De acordo com a explicação no site da italiana, o “glassfusion” consiste em  submeter esses materiais a temperaturas que vão de 800 a 850°C, fazendo com que elas “pinguem” em direção ao chão. Após derretido, o vidro passa por um lento processo de resfriamento para que as moléculas dos materiais fiquem novamente estáveis, resultando em peças que misturam arte e funcionalidade perfeitamente.

Leia também: Edredom “inteligente” regula a temperatura para cada um dos lados da cama

No 'glassfusion', o material é submetido a temperaturas altíssimas para que derreta até pingar e a gravidade faz o resto
Divulgação/Daniela Forti
No 'glassfusion', o material é submetido a temperaturas altíssimas para que derreta até pingar e a gravidade faz o resto

Ficou de queixo caído com as obras e adoraria ter uma "mesa água-viva " no centro da sua sala? Infelizmente, as criações de Daniela estão bem longe do Brasil; somente os sortudos que estiverem passando pela Toscana, na Itália, poderão dar uma olhadinha nas mesas, já que elas estão em uma exposição permanente no hotel Palazzo Tucci.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!