Poucas pessoas pensam na iluminação de uma casa ao montar o projeto dela, mas esse detalhe é tão importante quanto cores e disposições de móveis, por exemplo, e fazem toda a diferença em um ambiente.

Valorize a casa com a iluminação correta

Para Katalin Stamer, supervisora de cursos de design do Centro Europeu, muitas pessoas não se atentam à iluminação e, por isso, nem conseguem dizer qual tipo de lâmpada mais lhe agrada. Entretanto, mesmo sem saber os detalhes, geralmente elas conseguem se lembrar de locais nos quais se sentiram bem e aconchegados graças a uma luz ambiente adequada. 

Além de mudar a aparência, os efeitos de diferentes tipos de pontos de luz podem provocar sensações diversas nas pessoas. Veja exemplos e inspire-se. A luz correta vai mudar a maneira como você e os outros se sentem em sua casa: 

Iluminação pontual

iluminação pontual
Pinterest
iluminação pontual

A iluminação mais pontual também é chamada de cênica, e ela é usada para enfatizar objetos. Também serve para criar um clima mais intimista no local. “Muitos gostam deste tipo de iluminação pela sofisticação que ela traz”, diz Katalin.

Com luzes brancas ou amarelas elas podem funcionar para diversos ambientes

Ilusão de ótica cria efeito surpreendente dentro de casa

Vários pontos

Iluminação com vários pontos
Pinterest
Iluminação com vários pontos

A iluminação com vários pontos, ou "spots" podem proporcionar efeitos diversos, dependendo da quantidade e disposição dos spots, como também são chamados os pontos de luz, no teto. 

Mais uma vez, o tipo de lâmpada a ser utilizado varia muito. A quantidade e disposição dos spots também muda completamente o ambiente, como mostram as imagens acimas. 

Lustre

iluminação lustres
Divulgação/Pinterest
iluminação lustres

Os lustres são formas clássicas de iluminar. Mais comuns nas salas de jantar e estar, eles estão disponíveis em diversos modelos, para conversar com o estilo de sua decoração. 

Eles servem perfeitamente como um item de decoração para a casa, e a forma de iluminar vai variar conforme a escolha de lâmpada para ele e da maneira com que ele dispõe-nas - com a luz para cima ou para baixo.

Na foto da esquerda temos uma opção moderna e sofisticada, enquanto à direita, o estilo clássico predomina.

Luzes embutidas

iluminação embutida
Pinterest/Divulgação
iluminação embutida

Luzes embutidas em rasgos no gesso do teto ou atrás de espelho são uma opção interessante. Elas conseguem iluminar muito bem um ambiente, sem que o foco de luz venha de forma direta.

Para banheiros e closets, embutir lâmpadas atrás do espelho é uma ótima solução. A visão da maquiagem ou da roupa que acabou de vestir é muito mais nítida e real.

Aprenda alguns truques e dicas para decorar seu lavabo

Iluminação indireta

iluminação
Pinterest
iluminação

Outra forma bastante comum de iluminação é a indireta. Geralmente com lâmpadas instaladas na parede, ela pode ser usada em diversos cômodos da casa: no quarto traz uma sensação mais intimista e na área externa - como na foto da direita - pode criar efeitos muito bonitos no escuro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!