O chá de bebê é um momento de descontração e carinho pouco antes do nascimento

O chá de bebê é um encontro informal que faz com que os últimos meses de gravidez ganhem ares mais descontraídos e a gestante sinta a presença reconfortante dos amigos e parentes. É uma tradição popular no Brasil e nos Estados Unidos, onde é conhecido como baby shower. Na Europa, países como Inglaterra e França estão começando a adotar a brincadeira. Em algumas regiões as pessoas preferem não comemorá-lo, pois superstições que dizem que presentear antes do nascimento do bebê pode trazer infortúnios.

O momento é muito especial para a gestante, e sua organização pode ser considerada um dos momentos mais agradáveis da gravidez. É a ocasião em que ela reúne amigas para diversão e bate-papo, além de ganhar presentes úteis para o enxoval do bebê. O melhor momento para o chá é o sétimo mês de gravidez. Geralmente, a organização e os convites ficam a cargo da melhor amiga da gestante. A futura mamãe só tem que preparar e entregar para a organizadora uma lista de convidadas. Homens podem ou não ser incluídos.

Criar um convite personalizado, além de ser criativo, torna o evento mais atraente. O próximo passo é a lista de presentes, feita pela mãe e sugerida aos convidados. Caso o sexo do bebê já não seja mais segredo, colocá-lo no convite ajuda na escolha dos presentes. Como é um evento informal, pode-se pedir aos convidados que tragam um prato de doce ou salgado e uma bebida.

No dia do evento, o ambiente pode ser decorado com temas relacionados ao enxoval do bebê e temas infantis. É tradicional deixar no local uma caixa de papelão enfeitada onde os convidados deixam os presentes na chegada. As brincadeiras costumam ser a maior atração dos chás de bebês, e dão um ar descontraído e animado à reunião. Elas devem ser combinadas no início e tudo deve ser pontuado com animação e amizade.

Não há regras fixas, mas é importante planejar atividades interessantes e de execução rápida. Não é bom exagerar em tarefas intermináveis. No começo da festa, é tradicional batizar a futura mamãe com um nome engraçado, colocar uma faixa nela com o nome escolhido e avisar aos convidados que quem esquecer e chamá-la pelo nome real vai ter que pagar um mico.

Ao receber cada presente, a futura mamãe tenta descobrir o que é e de quem é. Se errar, tem que cumprir uma tarefa escolhida pelos convidados. Algumas tarefas comuns são trocar a fralda de uma boneca, cantar uma canção de ninar ou imitar personagens de desenhos e filmes infantis. Outra possibilidade é os convidados desenharem um bebê com batom na barriga da grávida. A cada erro, mais uma parte do corpinho é desenhada, como no jogo da forca.

Em outras gincanas de chá de bebê, todos participam:
¿ Em um caderno em branco, os convidados deixam mensagens expressando seus sentimentos e desejos para o bebê. A mamãe pode ler as mensagens em voz alta.
¿ Um rolo de linha passa por todos os convidados, que cortam um pedaço tentando calcular o tamanho da barriga da gestante. Quem adivinhar ganha um brinde.
¿ Cada convidado leva uma foto de si mesmo quando era criança, e a gestante tenta adivinhar quem é quem. Se errar, cumpre uma tarefa. Caso acerte, a dona da foto é quem cumprirá o castigo.

Curiosidades sobre o chá de bebê:

¿ O chá de bebê também é conhecido como chá de cegonha ou chá de berço;
¿ Existe também o chá de fraldas, no qual o único item da lista de presentes são as fraldas e às vezes alguns itens usados na higiene do bebê como talco, sabonete ou creme para assaduras;
¿ Pode ser realizado também um chá de bebê surpresa, organizado sem que a gestante saiba;
¿ O chá de bebê era um programa exclusivo das mulheres;
¿ A origem do nome vem do hábito de se reunir para tomar chá e comentar sobre o ofício da maternidade.

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.