O Cristo Redentor, a Pinacoteca e a Opera de Arame foram alguns dos pontos turisticos que ficaram cor de rosa na luta contra o cancer

Divulgac?o

Em outubro, as cores do Brasil não foram os tradicionais verde e amarelo. O Cristo Redentor no Rio, a Ópera de Arame em Curitiba, a Pinacoteca em São Paulo e outros monumentos por todo o país ganharam iluminação rosa neste mês. A iniciativa faz parte da campanha "Não Aceite Informação Pela Metade, que busca alertar os brasileiros para o câncer de mama.

Veja as fotos

Idealizado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o projeto iluminou de rosa ? cor oficial da causa ? vários pontos turísticos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Porto Alegre.

A campanha faz parte do movimento Outubro Rosa, que surgiu na Califórnia, Estados Unidos, há 11 anos. Desde então, diversos monumentos históricos mundiais, como a Torre de Pisa, na Itália, a Casa Branca, nos Estados Unidos e a Ópera House, na Austrália, já foram iluminados.


Câncer de mama

O alerta para a doença não é exagerado. Atualmente, o câncer de mama ataca mais de 49 mil mulheres todos os anos no país. De forma geral, uma em cada três mulheres tem, tiveram ou terão algum tipo de câncer em toda a sua vida. Dessas, uma em cada 10 desenvolverá câncer de mama.

Câncer de mama: cuidados e prevenção

Apesar dos números elevados, cerca de 60% dos casos são diagnosticados somente em estágios avançados. Isto dificulta as possibilidades de cura, que chagam a 95% se a doença for tratada precocemente. Por isso, lembre-se: não aceite informação pela metade.

Leia mais sobre: câncer de mama

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.