Olá, Doutora! Tenho 40 anos, mas ainda tenho o sonho de ser mãe. Consultando uma médica na minha cidade, ela, muito brava, me chamou a atenção, dizendo que eu poderia ter um filho excepcional, sem contar os riscos que corro no parto. Fiquei muito decepcionada, por isso gostaria de saber sua opinião. Ser mãe na minha idade é impossível? Abraço, Selmaria.
Se você pensa em engravidar, deve tomar ácido fólico 5 mg desde já e, antes de mais nada, tentar engravidar sem evitar. A medicina fetal está muito evoluída; pode fazer um cariótipo fetal com apenas dez semanas de gestação e ter uma gravidez tranquila. Se isso a deixa mais calma, saiba que tive minha primeira filha aos 42 anos.
> Leia mais sobre gravidez aos 40
***
Doutora, gostaria de saber se o exercício vaginal por meio do pompoarismo é prejudicial quando eu estiver menstruada. Obrigada.
Não é prejudicial porque é um exercício muscular, mas você poderia evitar a prática durante a menstruação para não confundir com a contração involuntária do útero nesse período.
Denise Coimbra - delas_mae@ig.com.br - A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais
tenho 35 anos e estou querendo engravidar, mas meu marido fez vasectomia ha 13 anos, o que eu faço? não tenho dinheiro para fazer um tratamento particular, quero saber se em minas gerais tem este tratamento pelo SUS. por favor mim ajude.obrigada
Responder comentário | Denunciar comentárioEstou com 40 anos e tento engravidar desde do incio do ano ou seja desde de janeiro de 2009, até á presente data ainda nao consegui, já fui ao ginecologista este diz que está tudo bem, mas será que leva assim tanto tempo para se engravidar, ou nunca engravidarei?\ncumprimentos
Responder comentário | Denunciar comentáriofiz uma transvaginal este mês, por suspeita de menopausa. Estou com 41 anos e há 2 meses minha menstruação mudou o fluxo e este mês ela nao veio. o resultado foi seguinte:últero em ante-verso-flexão de volume normal, medindo 7 cm de comprimento x 4,2 cm de largura e 3,3 cm de espessura, apresentando contornos liso e textura homogenea. espessura endometrial:0,7 cm bilaminar. cistos de naboth, o maior medindo 1,2 cm. ovarios de contornos e textura normais, medindo o direito 2,1 x 1,4 cm e o esquerdo 1,8 x 1 cm. ausencia de liquido em fundo de saco posterior. o resultado não comenta nada sobre a presença de folicolos no ovário.Será que entrei na menopausa????
Responder comentário | Denunciar comentárioolá gostaria de saber para que serve acido folico
Responder comentário | Denunciar comentárioCara Doutora\n\nTenho 44 anos e três filhas de 16. 13 e 8 anos que nasceram às 40 semanas, sem complicações, de parto normal. Aos 42 anos tentei ter um menino e engravidei logo mas tive um aborto espontâneo às 10 semanas. Todos os testes estavam normais e a minha médica disse que eu tinha tido azar. pois era normal um aborto em 4 gravideses. Só consegui engravidar agora, com 44 anos, de gémeos, mas estou novamente com um aborto retido às 10 semanas. Devo desistir do meu sonho? Será que já não poderei ter um filho com esta idade? Porque é que tenho todos os exames normais? Um abraço. Bem Haja!
Responder comentário | Denunciar comentárioTenho 44 anos e com 43 engravidei sem problemas. Aliás estava no primeiro dia do período fértil. Se a gente cuidar, fazer tudo certinho, tomar o ácido fólico vamos ter nossos bebes lindo e saudáveis
Responder comentário | Denunciar comentáriotenho 40 anos gostaria de engravidar novamente tomo anticoncepcional a 5 anos. O efeito do remedio demora muito a parar o efeito, tem como engravidar logo. parei de tomar em setembro,dia 9 /09/2009,10e mes 11, estou tomando acido folico esta certo bjs obrigada.
Responder comentário | Denunciar comentárioDra., foi muito bom ler sua coluna, me tanquilizou muito quanto a engravidar masi tarde. Um abraço!!!
Responder comentário | Denunciar comentárioPerfeita a coluna.parabens viu gente!!
Responder comentário | Denunciar comentário