Embora possa parecer uma pergunta leviana, poucas pessoas chegam à vida adulta com características que lembrem de alguma forma a infância. Não falo sobre as manhas de quando a criança não consegue o que quer ou das chatices para decidir o que comer. Falo das coisas boas e que não têm regras nem hora para acontecer.
Estou falando de coisas simples como a espontaneidade, a festa por quase nada ou o brincar só porque alguma coisa pareceu engraçada. Quando nos tornamos adultos parece que tudo tem um senão e para uma brincadeira ser boa precisa passar por muitos crivos.
O mundo alegre e descontraído da infância se perde na adultez. Está claro que não caberia a brincadeira a toda hora, mas a maioria de nós esquece até de sorrir. Na vida adulta, brincar e se divertir tem que ter hora certa para acontecer e para muitos são só algumas horinhas do final de semana.
Friedrich Schiller, pensador alemão, disse que o homem só é um homem inteiro quando brinca, e é somente quando ele brinca que ele existe na acepção completa da palavra homem. Mesmo para o adulto, brincar é essencial à saúde mental, emocional, física e intelectual.
Mas o que faz com que nos esqueçamos de brincar? Fico pensando que é porque nossos pais já não souberam brincar e, se não vimos como um adulto brinca, como é que vamos brincar sem achar que parecemos apenas tolos?
Dizem as más línguas que no futuro a situação dos adultos vai piorar, porque hoje as crianças já não podem brincar, estão sem tempo com tantos compromissos. Daí que, quando chegarem à vida adulta, para saber o que é brincar vão ter que consultar um dicionário.
Para quem não está lembrado, brincar é uma das poucas coisas que não depende de tecnologia, dinheiro ou lugar. Para brincar de verdade só é preciso não cercear a vontade, a impetuosidade e, é claro, a criatividade.
Para um adulto brincar é preciso que ele consiga improvisar e usar os recursos que só estão disponíveis na alma, se libertar das amarras da racionalidade e ceder aos apelos da simples emoção.
Nas comunidades rurais, homens e mulheres parecem ser mais sábios, porque velhos ainda brincam: avós fazem roda, cantam e dançam. Ninguém teme sobre o que os outros vão pensar.
Brincar quando se é adulto é uma conquista que revigora o espírito, enternece a alma e melhora a disposição. Como fazer para voltar a brincar? É muito simples: deixe-se levar pela imaginação, anestesie a razão e não tenha medo de parecer um pouco tolo.
Feliz dia das crianças, tenha você a idade que for!
Lícia Egger - licia.egger@ig.com.br - Co-autora dos livros "Etiqueta Corporativa: o sucesso com bons modos" e "Competência Social: mais que etiqueta, uma questão de atitude", Lícia Egger é consultora
A Dra. Lícia está coberta de razão! Eu mesma sou testemunha viva disso. Acabei de fazer 51 anos, mas com a graça de Deus com aparência de 35 (e detalhe, sem nenhum recurso da tecnologia estética) e espírito de criança. Eu acordo brincando e vou dormir fazendo estripulias. Não me incomodo nem um pouco se irão ou não me censurar. O que importa é que sou uma pessoa extremamente feliz, brincalhona e muito querida por todas as faixas etárias (principalmente as crianças, o que me faz um bem enorme). E nem por isso deixo de ser uma mulher inteligente, talentosa, bem sucedida e muito respeitada tanto como pessoa como na profissão (sou restauradora de antiguidades). Portanto meus queridos, sigam o conselho da Dra. e o meu também. Brinquem!!!
Responder comentário | Denunciar comentárioBrincar ,nossa sabem infelizmente não é com todas as pessoas que podemos ter este tipo de comportamento .Existem pessoas que julgam isso como demencia ou vc parece um retardado olha vc já tem 42 não pode mas brincar assim vc já passou da idade , até quando estamos em quatro paredes a pior coisa que existe e vc tentar brincar de alguma forma e a pessoa te chamar a atenção isso sim e triste .As pessoas tem que se permitirem ser crianças as vezes claro que nem pensar em ser retardado ou coisa parecida mas vamos ser mais soltos e leves tem pessoas que se pertubem com o sorriso dos outros a alegria a leveza incomoda e muito .
Responder comentário | Denunciar comentárioNão é um caso de 8 ou 80, ninguém vive a vida eternamente fazendo gracinhas, nem bem fica um adulto dado à palhaçadas, de quem a simples menção do nome inspira nos outros um riso, nem bem de mofa, nem bem de aceitação , mas da simples ironia e do pouco respeito, a quem não se quer por perto para assuntos sérios. Afinal o bom humora nem sempre combina com um espírito mesquinho e leviano de quem vive a brincar com coisas sérias. Que chato não deve ser sempre estar perto de quem vive a bincar e rir de tudo e de todos. Serei sempre o que sou, uma pessoa tranquila e bem humorada, sem precisar ser gaiata ou moleca...(riso)
Responder comentário | Denunciar comentárioAdorei ... Pena que a maioria das pessoas não mostra o seu lado "criança".A vida seria bem melhor ...
Responder comentário | Denunciar comentárioAdorei ... Pena que a maioria das pessoas não mostra o seu lado "criança".A vida seria bem melhor ...
Responder comentário | Denunciar comentárioAmei a matéria. Sou professora e brinco muito com meus alunos. Mesmo os que não gostam muito de estudar, nunca faltam à minha aula porque se sentem bem. De cada situação dentro da sala de aula, por mais trágica que seja, eles também aprendem a tirar o lado bom e cômico. E que fique bem claro que o fato de sermos brincalhões, não quer dizer que somos incompetentes ou irresponsáveis. Fazemos melhor o nosso trabalho , quando somos felizes e bem humorados. E olhe que este espaço não seria suficiente, se eu fosse descrever todos os motivos eu tenhos para chorar. Mas temos que olhar para a frente, o passado não voltará nunca mais, então porque não deixá-lo para trás ?
Responder comentário | Denunciar comentárioAmei a matéria. Sou professora e brinco muito com meus alunos. Mesmo os que não gostam muito de estudar, nunca faltam à minha aula porque se sentem bem. De cada situação dentro da sala de aula, por mais trágica que seja, eles também aprendem a tirar o lado bom e cômico. E que fique bem claro que o fato de sermos brincalhões, não quer dizer que somos incompetentes ou irresponsáveis. Fazemos melhor o nosso trabalho , quando somos felizes e bem humorados. E olhe que este espaço não seria suficiente, se eu fosse descrever todos os motivos eu tenhos para chorar. Mas temos que olhar para a frente, o passado não voltará nunca mais, então porque não deixá-lo para trás ?
Responder comentário | Denunciar comentário