ver novamente

Furão

GettyImages Furão
Nome no Brasil Furão
Nome em inglês Ferret
Nome científico Mustela Putorios Furo
País de origem Europa

Descrição

Este é um animal de médio porte. A maioria dos furões ou é albina, com pelagem branca e olhos cor de rosa, ou tem uma cor tipicamente escura. Seu corpo é alongado e esguio. Ele possui duas presas na parte superior da boca. As unhas são grandes, semelhantes a garras. Há quatro cores básicas: mármore (incluindo chocolate e escuro), albino, branco acinzentado e prata.
Comprimento: 38 cm mais 13 cm de cauda
Expectativa de vida: 7 a 10 anos

Características

Dotado de muita energia, curiosidade e potencial para fazer muita bagunça, o ágil Furão sempre está “investigando” tudo. Além disso, está sempre disposto a participar de brincadeiras com seus donos. Nos Estados Unidos, o Furão já é considerado o terceiro animal de estimação, atrás apenas do cão (1º) e do gato (2º).

Cuidados básico

O Furão, apesar de teimoso, é muito inteligente e pode aprender a usar a caixa de areia para fazer suas necessidades. Os membros desta espécie gostam muito de banhos, mas o ideal é que isso aconteça mensalmente, já que sua pele é extremamente seca. É recomendado o uso de xampus próprios para o animal e sempre banhá-lo em água morna, secando-o bem. As unhas devem ser aparadas regularmente, mas sempre com muito cuidado para não atingir a pele do animal. Um outro fator importante é a limpeza, ao menos uma vez ao mês, das orelhas com um óleo especial, evitando assim o aparecimento de ácaros.

Alimentação

Existe uma ração específica para este animal. O alimento, assim como a água, deve estar à disposição do furão o dia todo. Também é recomendado dar algumas frutas, em sua maioria secas, sem semente, como uva passa e banana.

Espaço para criação

O ideal para o furão são as gaiolas com grades de metal, que proporcionam um ambiente arejado e espaçoso. A gaiola deve ter uma cama, feita com toalhas ou panos, mas que não permita que as unhas do animal se enganchem. É muito recomendado colocar na gaiola brinquedos e até uma rede, pois este animal adora se deitar e se esticar.

Custo de manutenção

Ração para Furão/Ferret: R$ 42,00 a R$ 45,00

Conheça outros animais exóticos