Dicas de livros para entender melhor a gestação e o bebê

Um casal grávido pela primeira vez pode ficar um pouco intimidado com a quantidade de coisas que vão precisar aprender em apenas nove meses. É um momento em que ninguém quer cometer erros, e por isso especialistas de todas as áreas publicam livros com seus conselhos sobre bebês e crianças. Há uma profusão de títulos sobre o assunto, o que pode confundir ainda mais os pobres pais de primeira viagem. É importante lembrar que não há um único jeito certo de criar um filho, e que os próprios autores discordam em muitas coisas. Mesmo assim, o que eles têm a dizer pode ser muito útil e dar segurança a quem assume pela primeira vez a enorme responsabilidade de cuidar de um bebê.

Se os pais são totalmente novatos, a gravidez é o momento de começar a aprender o básico: como segurar, trocar, alimentar, dar banho. Um guia bem completo é o Mãe... e agora? (ed. Senac) da cirurgiã Carla Góes Sallet, que além dessas tarefas básicas cobre também outros temas como a passagem do leite para a papinha, direitos trabalhistas da mãe e as etapas do desenvolvimento do bebê. Para acompanhar o que está acontecendo com seu filho antes dele sair da barriga, uma boa dica é Bebê a Bordo: Guia para Curtir a Gravidez a Dois (ed. Matrix), do ginecologista Flávio Garcia de Oliveira, que explica o desenvolvimento do bebê numa linguagem leve.

Os primeiros anos de uma criança, apesar de serem uma fase deliciosa, trazem agonia a muitos pais. Um bebê ou criança pequena não consegue se expressar com palavras, dizer o que quer, onde dói, do que têm medo, o que não os deixa dormir. Alguns títulos podem ajudar a entender o que se passa na cabecinha do seu bebê: a enfermeira inglesa Tracy Hogg, que tem a fama de saber interpretar os choros e gemidos de bebês, dá dicas de como lidar com os pequeninos no best-seller Os Segredos de uma Encantadora de Bebês (ed. Manole). O psicólogo infantil Richard Woolfson explica o desenvolvimento do raciocínio e a linguagem corporal dos bebês em O Que Meu Bebê Está Pensando? ¿ Como Entender Bebês e Crianças de 0-3 Anos (ed. Manole), para ajudar os pais a interpretar o comportamento dos filhos.

Para ajudar os pais a lidar diretamente com uma das questões que mais causam preocupações, o sono infantil, uma boa dica é Bom Sono (ed. Martins Fontes). Richard Ferber, estudioso de distúrbios do sono em crianças, ensina como ajudá-las a adormecer e a dormir bem, e também como lidar com problemas mais específicos como medos noturnos e sonambulismo.

Para acompanhar as novidades em produtos para bebês e crianças e as últimas descobertas e pesquisas, vale também recorrer a revistas. Há muitas delas nas bancas, e o mais novo lançamento é a Kaza Bebê , da editora Ação.

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.