Das semanas de moda aos salões moderninhos, a técnica vira hit. Veja como conquistar o efeito degradê com esmaltes

Apresentadora de TV inglesa, Alexa Chung aposta na tendência do ombré com glitter
Getty Images
Apresentadora de TV inglesa, Alexa Chung aposta na tendência do ombré com glitter
Até o ano passado, a palavra ombré , que significa “sombreado” em francês, era associada automaticamente aos cabelos com mechas clareadas em degradê . Agora o ombré também tem vez nas unhas. Seja pintando cada uma com um tom ou misturando vários deles em uma unha só, o objetivo é brincar com efeitos diversos.

Existem algumas técnicas para fazer o ombré . A mais simples consiste em escolher uma cor, rosa, por exemplo, e pintar cada unha de um tom diferente, do mais claro para o mais escuro ou vice-versa. Você pode escolher cinco esmaltes diferentes, ou, para garantir um degradê bem harmônico, fazer sua própria misturinha.

A blogueira Bianca Fischer, do blog “Loucas por Esmalte”, dá a dica: “Se você pegar um esmalte escuro, é só ir colocando branco que ele vai clareando. Coloque aos poucos e vá misturando, a ideia é deixar a diferença gradual, então tem que ser aos pouquinhos e é feito a olho. Quando você pinta do mais claro para o mais escuro, é só pegar um esmalte branco e ir pingando a cor que quiser”.

Com a mistura de esmaltes feita em casa fica mais fácil fazer um bom degradê
Bianca Fischer
Com a mistura de esmaltes feita em casa fica mais fácil fazer um bom degradê

Mais sofisticada, a técnica chamada também de unhas gradiente faz a passagem de tons em uma unha só. Depois de pintar a unha toda com um esmalte, os outros tons são aplicados gradualmente com uma ou duas esponjas. A manicure Rosana Tomé, que trabalhou no lounge da Risqué na última edição do São Paulo Fashion Week , usa três cores de esmaltes e dois tipos diferentes de esponja: uma similar às esponjas de limpeza, que é mais aberta, outra das que são usadas para aplicar maquiagem, mais fechada.

A técnica de aplicação do esmalte com esponja deve ser feita com cuidado
Divulgação
A técnica de aplicação do esmalte com esponja deve ser feita com cuidado

“Depois de esmaltar a unha normalmente, passe outra cor de esmalte na esponja mais aberta e aplique na unha dando batidinhas. A segunda cor de esmalte deve ser aplicada da ponta para o meio da unha, com o cuidado de não criar linhas definidas. Depois, com a esponja de maquiagem, que é mais fechada, aplique a terceira cor também da ponta em direção ao meio da unha. No fim é essencial passar extrabrilho”, explica Rosana.

Se parece complicado demais combinar muitos tons em uma unha só, você pode fazer o ombré com glitter. O resultado fica melhor se você concentrar mais glitter na pontinha, e menos em direção à base. Jack Cardoso, sócia do nail bar Cosmopolish, em São Paulo, explica: “esmalte a unha normalmente. Daí pegue um esmalte com bastante glitter, como o ‘Glitter Forte’ da Hits Speciallitá, e faça uma inglesinha - a francesinha colorida - bem forte. A terceira etapa é com um esmalte com glitter normal, com menos partículas de brilho. Pinte as unhas no sentido inverso: da ponta para a base, e finalize com um extrabrilho, para deixar a superfície das unhas uniforme.

A unha ombré com glitter pode ser feita apenas com esmaltes, sem acessórios
Divulgação
A unha ombré com glitter pode ser feita apenas com esmaltes, sem acessórios


Leia mais sobre esmaltes e unhas


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.