Bob Toscano inova e transforma o seu local de trabalho em uma verdadeira balada

Esqueça tudo o que você já viu por aí no quesito salões de cabeleireiro. Foi com uma idéia inovadora e muita personalidade que Bob Toscano decidiu unir em um só lugar suas duas paixões: a música e a arte de cortar cabelos . Profissional atuante na área há 20 anos, Toscano, cansado da mesmice dos salões tradicionais, resolveu ousar e, assim, conquistar um público exigente e ¿ acreditem - menos preocupado com os padrões de beleza impostos pela própria indústria da moda.

Com uma filosofia bastante peculiar até mesmo para quem está acostumado com o meio, Toscano deixa claro que o seu principal objetivo é valorizar a beleza natural de seus clientes , trabalhando sempre para evidenciar os pontos fortes de cada um. Processos químicos não são proibidos em seu salão, entretanto ele ressalta que só utiliza de tal artimanha quando o cliente faz muita questão ou quando o caso exige um tratamento diferenciado.

O espaço foge a qualquer regra. A iluminação foi cuidadosamente pensada e a disposição dos móveis ¿ de muito bom gosto, diga-se de passagem ¿ deixa o local com um jeitinho de lounge, bastante convidativo.

Ao conhecer o salão, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a impressão é a de estar entrando em um bar ou até mesmo em uma danceteria. De frente com a porta, é possível ver um verdadeiro arsenal musical, composto por uma aparelhagem capaz de deixar qualquer dono de balada com certa invejinha. Toscano, que também dá o ar da graça como DJ, faz questão de ressaltar o quão importante é a música no seu dia-a-dia. Ele ainda relembra e brinca: Trabalhei em um local onde a música ruim atrapalhava o meu processo criativo.

Sua carreira começou há 20 anos quando o rapaz decidiu seguir os passos de seu pai, também cabelereiro. E foi só depois de acumular experiências e ganhar personalidade, que o profissional resolveu criar um espaço com a sua cara. Para tanto, ele contou com a ajuda de dois amigos próximos: Felipe Barreto, seu sócio, e Marcelo Escanuela, arquiteto e diretor de arte, responsável pelo projeto do salão.

Toscano já atuou com publicidade e cinema e explica como é a composição de um personagem: Essa criação sempre acontece em paralelo com o diretor. Ele também confessa que muitos dos clientes que freqüentam o seu salão conhecem o espaço graças às boas indicações. Alguns acabam entrando aqui por curiosidade, mas a maioria vem graças a outras referências, completa.

A idéia de um local diferente , segundo o cabelereiro, aconteceu com o intuito de fazer as pessoas se sentirem em casa. Os namorados não se importam de acompanhar suas namoradas enquanto cortam o cabelo. As revistas de fofoca foram abolidas e trocadas por revistas de arte; a música deixa o local mais aconchegante, explica.

A composição estética do lugar foi concebida pela cabeça pensante de Escanuela, quem assina o projeto. Conheço o Bob há muito tempo e sempre o vi trabalhando. Procurei deixar o local com a cara dele. Preocupei-me em criar um espaço sem padrões rígidos ou repetitivos, com materiais simples, sofisticados e bonitos, sem aquele típico excesso de laquê , nos contou o arquiteto.

Embora o salão tenha sido aberto há menos de 1 ano, muitas mudanças devem acontecer daqui para frente. Segundo Toscano, sua nova empreitada consiste em criar uma programação temática para o salão . De acordo com o também músico, durante um sábado por mês, o espaço receberá um line up de DJs que devem mostrar seu trabalho enquanto ele, evidentemente, mostra o seu. Gostou?

Serviços:
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 1164
Telefone: 011 3097-8116
Pinheiros ¿ SP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.