Saiba os males que os sapatos de salto alto podem causar a sua saude

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O salto alto, simbolo da elegancia e sensualidade de muitas mulheres, pode se tornar um vil?o. Quem gosta de usar este tipo de sapatos deve ficar atenta aos males que ele pode provocar . Falamos com a educadora fisica Fernanda Lopes, e e ela quem explica os danos que o salto alto pode causar ? e como preveni-los.

Pes

Segundo os ortopedistas, sapatos de salto alto s?o os menos adequados para o dia-a-dia. O salto sobrecarrega os tend?es e os ligamentos dos pes, tornozelos e pernas . Cada um dos pes possui 28 ossos, que formam articulac?es sustentadas por centenas de ligamentos e dezenas de musculos. Com saltos, a pessoa coloca praticamente todo o peso no antepe, nome dado a parte da frente do pe e aos dedos.

Se por um lado a press?o e grande na ponta do pe, falta a mobilidade adequada na parte de tras da perna. Com o calcanhar la nas alturas, o tend?o-de-aquiles fica encurtado, e pode surgir a tendinite. Os principais sintomas s?o a dor e a dificuldade para andar descalca .

Quanto mais alto o salto, maior o peso na regi?o. Ao caminhar, voce aumenta ainda mais a press?o. Agora, se voce resolver correr na ponta dos pes, a forca e multiplicada varias vezes. Ou seja, o ideal e usar salto alto o minimo possivel.

Joelhos e coluna
Mas as complicac?es n?o param nos pes. Os joelhos tambem podem ser comprometidos com o uso continuo do salto, por ficarem flexionados o tempo todo. Um problema comum e a condromalacia patelar , nome dificil, mas que acontece muito: e a dor nos joelhos causada pelo desgaste articular, provocado pela posic?o.

Muitas vezes, os problemas tambem alcancam a regi?o lombar. Ao alterar o centro da gravidade corporal, o salto tambem aumenta a lordose. O mesmo efeito que faz com que o salto empine o bumbum pode tornar-se gatilho de crises de problemas na coluna , e ate casos extremos, como o aparecimento das hernias de disco.

Dicas para evitar problemas
- Use calcados com no maximo cinco centimetros de altura e com largura suficiente para dar estabilidade ao calcanhar;

- A largura do bico do calcado deve ser confortavel e n?o apertar a parte da frente dos pes;

- Andar de salto muito baixo, como sandalias rasteirinhas, tambem n?o e uma boa pedida. O uso de sapato absolutamente plano e prejudicial ao calcanhar, porque o peso fica todo sobre ele;

- Preste atenc?o tambem ao solado. Ortopedistas consideram o salto anabela pessimo, mesmo que a parte da frente e a de tras tenham pouca diferenca de altura. Este tipo de solado e muito rigido e dificulta a mobilidade dos pes. Se n?o existe o movimento dos musculos, que ajudam o retorno do sangue, voce pode ter como resposta a ma circulac?o;

- Alterne o tipo de sapato, um dia usando um de salto baixo e no outro, um de salto medio;

- Para quem anda muito, e bom fazer umas paradas de vez em quando. Faca exercicios especificos para os pes, recomendados pelo seu medico;

- Se com todas essas dicas voce ainda preferir o salto alto, va de tenis ate o trabalho e coloque o salto alto apenas durante o horario de expediente.

Agradecimento:
Fernanda Lopes: Educadora Fisica ? CREF: 35.952 G/SP

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