Miriam Olivera, vice-presidente da Clinique para América Latina, reafirma o conceito da marca e fala sobre a pele das brasileiras

Miriam Olivera, vice-presidente da Clinique para América Latina
Léo Ramos
Miriam Olivera, vice-presidente da Clinique para América Latina
O ano era 1967. Carol Philips, então editora da Vogue, entrevistou o médico Norman Orentreich, um dermatologista renomado de Manhattan que lhe explicou a sua filosofia de cuidados com a beleza expressando a simples ideia que iria transformar a indústria: uma bela pele pode ser criada. A matéria virou capa de revista e a família Lauder contratou o médico e a jornalista para transformar aquela conversa numa nova linha de produtos, entre eles o 3 Steps Skin Care System, conceito que se tornaria marca registrada da empresa. Assim nascia a Clinique em 1968, que 42 anos depois chega ao Brasil e alcança mais de 130 países no mundo.

Depois da filial em São Paulo, inaugurada há três meses, chegou a vez do Rio de Janeiro ganhar a sua loja da consagrada marca americana de cosméticos, que abre suas portas nesta sexta-feira (22) com a presença da atriz Mariana Ximenes. A porto-riquenha Miriam Olivera , vice-presidente da Clinique para América Latina, que veio ao país pessoalmente para a inauguração da loja, fala ao Delas.

Delas: Uma bela pele pode ser criada?
Miriam: A beleza é totalmente tangível, não tem idade ou tempo. Uma bela pele pode sim ser alcançada e criada. A chave para isso é o cuidado diário, limpando, esfoliando e hidratando a pele como base para a aplicação de produtos específicos para as necessidades da pele como a acne, rosácea, anti-idade e manchas. A missão da Clinique permanece a mesma da época de sua fundação: oferecer produtos e soluções da mais alta qualidade para favorecer e melhorar todos os tipos e tons de pele.

Delas: O que é o famoso sistema 3 passos (3 Steps Skin Care System)?
Miriam: O sistema 3 passos da Clinique é a base de nosso repertório de cuidados com a pele e devem ser seguidos duas vezes por dia. 1) Limpeza: com o Clinique Facial soap que limpa profundamente e não deixa resíduos ou resseca; 2) Esfoliação: com o Clarifying Lotion, que é o produto chave que permite que as novas células da pele sejam reproduzidas e que as células mortas sejam varridas; 3) Hidratação: tem gente que acha que não, mas todos os tipos de pele precisam de hidratação, algumas mais que outras. Aplica-se o Dramatically Different Moisturizing Lotion para ter a pele em equilíbrio perfeito.

Delas: Em que idade você recomendaria o início dos cuidados com a pele?
Miriam: É importante começar a cuidar da pele desde cedo, já na adolescência, observando o passar do tempo e se ajustando em relação a outros problemas como mudanças hormonais e climáticas. O maior erro no cuidado com a pele é simplesmente não manter um cuidado diário.

Delas: Como vocês classificam os diferentes tipos de pele?
Miriam: Dividimos em quatro categorias: muito seca à seca; seca à mista; mista à oleosa; oleosa à muito oleosa. Estas foram determinadas com a orientação do dermatologista-chefe da Clinique, Dr. Norman Orentreich. Elas são baseadas em atributos físicos básicos como cor dos olhos, dos cabelos, como a pele reage ao sol, bem como outros critérios. Estas informações pessoais permitem o melhor sistema de cuidados para cada necessidade individual.

Na sexta-feira (23), a primeira loja Clinique no Rio de Janeiro é inaugurada na Barra da Tijuca
Léo Ramos
Na sexta-feira (23), a primeira loja Clinique no Rio de Janeiro é inaugurada na Barra da Tijuca

Delas: Existe alguma diferença entre os tipos de pele das mulheres brasileira e das mulheres do resto do mundo?
Miriam: Pesquisas mostram que a acne e a hiperpigmentação são as principais causas de preocupação com a pele entre as mulheres no Brasil, especialmente o segmento de manchas, que cresce rapidamente. A acne também é uma das grandes preocupações das brasileiras. Por isso a Clinique está expandindo sua linha anti-acne por aqui com o lançamento de uma base líquida de maquiagem chamada Anti-Blemish MakeUp, que é uma base suave e poderosa com uma fórmula criada para manter a pele com tendência a acne confortável na hora da aplicação de maquiagem.

Delas: Quando você percebeu que o Brasil e mais especificamente agora o Rio seria um bom mercado?
Miriam: As mulheres brasileiras são adeptas de uma beleza saudável e procuram seus dermatologistas constantemente para pedir conselhos de como alcançar uma pele fabulosa. O Rio é uma cidade extremamente vibrante e onde vivem mulheres que são apaixonadas pela beleza e saúde da pele. Como primeira marca desenvolvida por dermatologistas, a filosofia da Clinique sempre foi trazer novidades, idéias e informações para a comunidade dermatológica e para o consumidor também. É um “par” perfeito para o consumidor carioca, que conhece e procura o que há de melhor em beleza natural e saudável.

Delas: Como você pode definir a beleza brasileira?
Miriam: A beleza é infinita e fascinante porque é extremamente pessoal e diferente em vários pontos de vista. Procuramos conscientizar mulheres em todo o mundo sobre a importância de priorizar a beleza natural e a mulher brasileira abraça a filosofia da beleza saudável é confiante, segura e tem orgulho de ser quem é.

Delas: Quais os produtos mais vendidos no Brasil? O que vai ser tendência?
Miriam: O Sistema 3 passos é muito popular. O Even Better Clinical Dark Spot Corrector, nosso ultimo lançamento na linha anti-manchas, tem sido um sucesso. Entre as fragrâncias o destaque é a “feel good”, inspirada em emoções positivas com notas frutadas. A tendência na maquiagem são as cores fortes com misturas de cinza com prata num quarteto de sombras chamado “plum seduction”, ou o berinjela do “black orchid” e ainda o “strawberry fudge” que é uma mistura de rosa com dourado, que deixa um tom cintilante. O mais ousado é o peacock, que é uma espécie de verde azulado. A brasileira passou a ser adepta das cores mais ousadas, o que antes não acontecia e são cores que na América Latina, só o Brasil tem. Para a próxima estação a vedete continuará a ser os blushes que deixam o rosto com aspecto de bronzeado.

Delas: Você acredita que a tecnologia nos cuidados com a pele tem deixado os tratamentos mais customizados?
Miriam: Hoje os consumidores estão mais bem informados e buscam por produtos customizados para suas necessidades. As mulheres esperam mais de sua maquiagem e querem ingredientes que façam bem para a pele. A tecnologia é a chave para incorporar benefícios de tratamentos nas fórmulas. Através de descobertas científicas, a Clinique foi capaz de oferecer texturas que tornam a pele impecável e ao mesmo tempo tratam os problemas, como rosáceas, manchas e acne.

Delas: Se você tivesse que recomendar uma nécessaire básica para as mulheres carregarem na bolsa, quais seriam os produtos contidos nela?
Miriam: Eu recomendaria três ferramentas fáceis e rápidas que as mulheres podem usar para retocar o visual durante o dia. A máscara para cílios “High Impact Curling”, dá volume e define os cílios, além de ser de alta resistência contra lágrimas e suor. Para tirar, basta usar água morna e ela não borra de jeito nenhum. O gloss “Long Last Glosswear SPF15”, porque a mulher tem que estar com a boca sempre impecável. E também “Even Better Clinical Dark Spor Corrector”, porque faz desaparecer os pontos escurecidos e deixa a pele uniforme.

Delas: Qual o seu segredo de beleza?
Miriam: Meu segredo é a Clinique’s Clarifying Lotion, que não apenas tonifica minha pele, como também esfolia suavemente a superfície removendo as células mortas. Amo trabalhar em uma indústria que dá às mulheres a chance de se sentirem ponderosas e confiantes. Como vice-presidente para América Latina, amo viajar e conhecer consumidores em todo o mundo, por isso estou aqui.

Delas: Você tem tempo de praticar o que a companhia ensina?
Miriam: Eu tenho aprendido muito nesse um ano que estou na empresa. Um dos meus mantras favoritos é: “Nós prometemos e entregamos”. Eu tento viver sob este mandamento na minha vida profissional e pessoal. Adoro ser capaz de surpreender pessoas com minha atenção aos detalhes, quando elas não estão esperando por isso.

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