O cirurgião plástico Dr. Alexandre Passos esclarece dúvidas das leitoras relacionadas à cirurgia plástica

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508745014&_c_=MiGComponente_C

Quero saber o que é fibrose? Como e por que ela se forma após uma cirurgia de lipoaspiração, hidrolipo e abdomenoplastia? O que deve ser feito para evitar que a fibrose se forme após o procedimento cirúrgico? Como a fibrose deve ser tratada? Drenagem, ultrasom (direto ou pulsátil) e vacuoterapia, podem ser utilizados para tratar a fibrose? ¿ Luciana Xavier

Luciana, o que chamamos popularmente de fibrose é o processo cicatricial presente a todos os procedimentos cirúrgicos. Estes nódulos cicatriciais habitualmente desaparecem com o tempo, após aproximadamente 6 meses e não existe nenhuma terapia que comprove cientificamente a diminuição das fibroses.

Drenagem linfática manual ou por aparelhos podem ser feitas no pós-operatório, mas com muita parcimônia. Feitas adequadamente, elas ajudam na perda mais precoce do inchaço e com isto promovem um conforto extra para os pacientes, porém não alteram a cicatrização.

O resultado de uma lipoaspiração está intimamente ligado com as condições pré-operatórias do paciente, com a cirurgia realizada e com os cuidados de pós-operatório; ressaltando as terapias adjuvantes supracitadas, estas auxiliam, mas não determinam o sucesso do pós-operatório.

Você tem dúvidas sobre cirurgia plástica? Envie um email com sua pergunta para plasticavoce2.0@ig.com.br !

*Alexandre Piassi Passos é cirurgião plástico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Atua em sua própria clínica - a Clínica Passos de Cirurgia Plástica - e também pertence ao corpo clínico de hospitais como Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Albert Einstein. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é autor e co-autor de capítulos em livros científicos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.