O cirurgião plástico Dr. Alexandre Passos esclarece dúvidas das leitoras relacionadas à cirurgia plástica

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508726455&_c_=MiGComponente_C

Gostaria de saber se existe alguma cirurgia plástica para diminuir a flacidez do músculo do 'tchau'? E como é a cicatriz desse procedimento? Obrigada - Roza Maria

A cirurgia plástica não interfere no tríceps, conhecido como músculo do tchau, e sim na sobra de pele que fica na região. Habitualmente, consegue-se corrigir a flacidez muscular dessa região por meio de exercícios físicos localizados, desde que bem orientados. Numa mulher jovem, em que a pele ainda tenha bastante tonicidade, a ginástica muscular melhora bastante o aspecto de balanço dos braços no movimento do tchau.

Porém, se houver muita sobra de gordura e de pele, existem duas soluções, indicadas de acordo com a faixa etária. Para pacientes mais jovens, de até 35 anos, com pouco excesso de pele e de gordura, pode-se fazer uma lipoaspiração na região, com retirada da gordura. Nesse caso, o cirurgião plástico conta com o poder de retração da pele no contorno do músculo. Desde que a elasticidade esteja preservada, a pele não ficará caída.

Numa paciente com mais idade, porém, esse procedimento poderá deixar a pele ainda mais flácida e caída. Para esses casos, indicamos o lifting de braço, cirurgia na qual se retira o excesso de pele e de gordura da região. Esse tipo de cirurgia tem indicação minuciosa e restrita, já que a cicatriz fica aparente. Está indicado em pacientes que realmente se incomodam muito com essa sobra, e se o excesso for de médio para grande. A incisão final é em t ou em s, geralmente na face medial (interna) do braço e na axila. Por ser uma região de muito movimento, as cicatrizes podem evoluir com alargamentos e hipertrofias (inestéticas) e, por isso, é comum a necessidade de revisões dessas cicatrizes.

Você tem dúvidas sobre cirurgia plástica? Envie um email com sua pergunta para plasticavoce2.0@ig.com.br !

*Alexandre Piassi Passos é cirurgião plástico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Atua em sua própria clínica - a Clínica Passos de Cirurgia Plástica - e também pertence ao corpo clínico de hospitais como Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Albert Einstein. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é autor e co-autor de capítulos em livros científicos.

*Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igmoda para 49094.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.