O cirurgião plástico Dr. Alexandre Passos esclarece dúvidas das leitoras relacionadas à cirurgia plástica

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237509645597&_c_=MiGComponente_C

Tenho uma deformação na mama devido à escoliose. Não uso roupas decotadas e abuso de babados e blusas largas para disfarçar a diferença de tamanho. Uma delas é maior do que a outra. Esse caso tem solução? O que devo fazer? - Jucelene Soares

Jucelene, mais uma vez eu insisto na necessidade de uma consulta presencial com um cirurgião plástico habilitado para que haja uma avaliação mais minuciosa do seu caso. Em resposta a sua pergunta, com poucos detalhes apresentados, posso lhe passar alguns comentários.

Realmente as alterações de postura, deformidades de coluna, assimetrias de ombros podem levar a uma sensação de assimetria mamária. Porém, podemos diferenciar se suas mamas não são iguais pela alteração escoliótica da sua coluna ou por outros fatores.

Habitualmente as mamas de uma paciente são ligeiramente assimétricas, sejam no tamanho, na posição da papila (convergências diferentes ou altura) ou outras alterações. Vale ressaltar uma patologia não freqüente, que evolui com assimetrias severas de mamas e até de parede torácica, trata-se da Síndrome de Polland.

Jucelene, normalmente estas assimetrias são corrigidas com a utilização de próteses, com o intuito de simetrização. Uma avaliação mais detalhada poderá indicar a colocação de implante mamário em apenas uma mama, ou nas duas mamas, mas com volumes diferentes, entre outras condutas. Mais uma vez eu indico a consulta com um cirurgião plástico habilitado e ele lhe indicará o melhor tratamento.

Você tem dúvidas sobre cirurgia plástica? Envie um email com sua pergunta para plasticavoce2.0@ig.com.br !

*Alexandre Piassi Passos é cirurgião plástico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Atua em sua própria clínica - a Clínica Passos de Cirurgia Plástica - e também pertence ao corpo clínico de hospitais como Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Albert Einstein. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é autor e co-autor de capítulos em livros científicos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.