O cirurgião plástico Dr. Alexandre Passos esclarece dúvidas das leitoras relacionadas à cirurgia plástica

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508725529&_c_=MiGComponente_C

Gostaria de saber se é possível fazer redução de mama e lipoaspiração e, durante a cirurgia, aproveitar a gordura retirada para aumentar os glúteos? ¿ Aline David

Sim, é possível fazer essas cirurgias de forma combinada , ou seja, no mesmo ato operatório. Esta combinação de cirurgias se constitui num tratamento do contorno corporal , no qual o corpo é tratado de uma forma geral, sem separá-lo por partes, como: cirurgia de mama e cirurgia de abdome, e sim cirurgia para contorno corporal.

O ideal seria corrigir todas as deformidades num só tempo, mas, para tornar isso possível, devemos tomar todos os cuidados e precauções. O fundamental é que a paciente tenha condições clínicas favoráveis, já que cirurgias combinadas levam a um maior tempo cirúrgico e podem acarretar distúrbios clínicos. E, principalmente numa cirurgia de caráter estético, não se pode aumentar o risco cirúrgico.

Na associação mama e lipoaspiração , com o intuito de melhora corporal global, pode-se incluir a enxertia glútea. A gordura que seria desprezada é preparada para ser colocada no glúteo. A operação demanda mudanças de posições, começando pela parte posterior, a paciente fica de bruços, e é quando se faz a lipoaspiração nas costas e na região dos flancos (pneus). A seguir, faz-se a lipoaspiração na região anterior e a cirurgia mamária.

A recuperação no pós-cirúrgico dá-se habitualmente de forma semelhante a uma cirurgia isolada. Para todas as cirurgias, alterações como anemia, hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos não controlados, entre outras, são situações que devem ser evitadas, pois aumentam os riscos. Todas as nossas respostas são baseadas em seus questionamentos, sempre sem exame físico. Por isso, acho fundamental sempre enfatizar a necessidade de uma avaliação presencial com um cirurgião plástico habilitado. Leve sempre em conta esta frase: Cirurgia Plástica é coisa séria.

Você tem dúvidas sobre cirurgia plástica? Envie um email com sua pergunta para plasticavoce2.0@ig.com.br !

*Alexandre Piassi Passos é cirurgião plástico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Atua em sua própria clínica - a Clínica Passos de Cirurgia Plástica - e também pertence ao corpo clínico de hospitais como Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Albert Einstein. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é autor e co-autor de capítulos em livros científicos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.