O cirurgião plástico Dr. Alexandre Passos esclarece dúvidas das leitoras relacionadas à cirurgia plástica

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237509647127&_c_=MiGComponente_C

Tenho vontade de fazer uma cirurgia de contorno corporal, porém tenho algumas dúvidas: sei que a cirurgia de mama pede que não se deite de bruços por pelo menos um mês e que a de bumbum pede o inverso. Como deve ser a recuperação, visto que também haverá uma intervenção na cintura e abdômen com a lipoaspiração? A segunda dúvida é sobre a gordura reaproveitada, para pessoas que praticam atividade física a gordura injetada no bumbum não será posteriormente queimada conforme forem feitos exercícios? - Débora

Débora, muito boa as suas dúvidas. Realmente a associação de cirurgia mamária, seja ela qual for, com cirurgia de glúteo não combinam num mesmo tempo, principalmente em razão da recuperação. Vale ressaltar que estou falando de implantes, ou seja, próteses para aumento glúteo. No caso de lipoenxertia glútea, colocação de gordura no bumbum, não há nenhum problema nas associações; com cirurgias mamárias ou outras de contorno corporal, pois o decúbito dorsal (deitar de costas) não está proibido.

Sem dúvida a lipoenxertia glútea (reaproveitamento da gordura retirada de outras partes e enxertada na região glútea) sofrerá uma absorção parcial. Esta quantidade absorvida não tem valor estatisticamente significante, mas varia em torno de 15 a 30%.

A absorção ocorre, porém a alteração do peso do paciente, ou seja, se ela engordar ou emagrecer, estas células gordurosas implantadas irão responder como em outras partes do corpo? Não existe resposta cientificamente comprovada para o seu questionamento, mas provavelmente sim, estas células são vivas e podem sofrer interferências com o ganho ou perda de peso, mas com certeza com uma amplitude menor e até desprezível.

Débora procure um cirurgião plástico habilitado e ele lhe avaliará e indicar-lhe-á a melhor conduta.

Você tem dúvidas sobre cirurgia plástica? Envie um email com sua pergunta para plasticavoce2.0@ig.com.br !

*Alexandre Piassi Passos é cirurgião plástico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Atua em sua própria clínica - a Clínica Passos de Cirurgia Plástica - e também pertence ao corpo clínico de hospitais como Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Albert Einstein. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é autor e co-autor de capítulos em livros científicos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.