O cirurgião plástico Dr. Alexandre Passos esclarece dúvidas das leitoras relacionadas à cirurgia plástica

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508746194&_c_=MiGComponente_C

Ultimamente escuto muito falar sobre a bioplastia. Pesquisei sobre o assunto e achei a técnica viável. Os preços são melhores se comparados à prótese de silicone e o pós-operatório é mais tranquilo. Meu objetivo é saber se esse procedimento é realmente adequado para as regiões da panturrilha e bumbum, como proceder para descobrir se a clínica é adequada? A técnica deve ser feita somente por um médico cirurgião? - Lilian Freitas

Lílian, a sua pergunta suscitou uma questão muito importante na área da cirurgia plástica hoje em dia: tratamento ideal X preço X facilidades.

Claro, se nós fossemos entrar em todos os méritos desta tríade, não haveria espaço suficiente, mas acho fundamental discuti-la em cima de sua pergunta. Primeiramente, é crucial entender que a cirurgia plástica é um ramo da cirurgia e esta é um ramo da medicina. Por que isto?

Na medicina aprendemos que após um diagnóstico devemos instaurar o melhor tratamento e sempre que possível o mais evidente do ponto de vista científico.

No seu caso, por exemplo, a sua queixa é panturrilha e glúteo. Hoje, baseado em literatura científica, os tratamentos mais indicados são: para casos leves a lipoenxertia e, para casos mais severos as próteses. Como você pode ver a bioplastia ou preenchimento definitivo com PMMA não deve ser utilizada nestes casos.

Lílian, não vá atrás de tratamentos milagrosos, rápidos, etc. Vá sim atrás do melhor tratamento. Procure um cirurgião plástico habilitado e ele saberá discutir contigo o tratamento mais apropriado. Tenha em mente que cirurgia plástica é coisa séria e se não for encarada desta forma poderá lhe trazer grandes prejuízos. Boa sorte!

Você tem dúvidas sobre cirurgia plástica? Envie um email com sua pergunta para plasticavoce2.0@ig.com.br !

*Alexandre Piassi Passos é cirurgião plástico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Atua em sua própria clínica - a Clínica Passos de Cirurgia Plástica - e também pertence ao corpo clínico de hospitais como Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Albert Einstein. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é autor e co-autor de capítulos em livros científicos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.