Estudiosos americanos e canadenses definem medidas ideais para a beleza do rosto das mulheres

No rosto atraente a distância entre os olhos e a boca deve ser de 36 por cento do comprimento do rosto
Getty Images
No rosto atraente a distância entre os olhos e a boca deve ser de 36 por cento do comprimento do rosto
As “proporções de ouro” eram usadas para alcançar a perfeição em criações artísticas e arquitetônicas. Atualmente foram redefinidas e determinam como devem ser as medidas do rosto feminino.

De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e a Universidade de Toronto, no Canadá, a distância horizontal entre os olhos de uma mulher e a distância vertical entre os olhos e a boca são fatores chaves para determinar a beleza e o grau de atração do rosto.

As chamadas “proporções de ouro”, constante numérica que se refere a uma razão que o nosso cérebro reconhece como sendo extremamente agradável e estética, eram usadas frequentemente nas obras renascentistas - historiadores até sugerem que Leonardo Da Vinci utilizou a "proporção de ouro" quando pintou "Mona Lisa", e hoje figuram entre os ideais de beleza femininos.

Independentemente do gosto de cada um, algum padrão sempre foi mantido. Antigamente, por exemplo, as mulheres mais cheinhas estavam estabelecidas como mais admiráveis. Hoje em dia, os padrões de beleza mudaram completamente.

Os pesquisadores mostraram para estudantes universitários rostos com características faciais idênticas, mas diferentes distâncias entre elas, e pediram para que fizessem comparações do quanto se sentiam atraídos. O resultado foi a descoberta de duas “proporções de ouro”: uma para comprimento e outra para largura.

O rosto feminino foi julgado mais atraente quando a distância vertical entre os olhos e a boca era aproximadamente 36% do comprimento do rosto. Já no caso da distância horizontal entre os olhos, a mais atraente foi determinada em 46% da largura do rosto.

De acordo com Kang Lee, pesquisador e professor da Universidade de Toronto, “o estudo comprova que a estrutura da face – a relação entre o contorno da face e os olhos, boca e nariz – contribui para a nossa percepção de atração facial”. Mas eles estão cientes de que diferentes características como olhos grandes ou lábios cheios também tornam um rosto feminino bonito.

Ainda, os pesquisadores afirmaram que apenas rostos de mulheres caucasianas foram estudados, portanto, há mais pesquisa pela frente para determinar se as mesmas proporções também valem para rostos masculinos, de mulheres de outras etnias e faces infantis.

*Com informações de Renata Losso, especial para o iG Delas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.