Esmaltes foram escolhidos para mostrar a personalidade do elenco e manter preocupação com a moda

A personalidade das personagens femininas de “Ti-Ti-Ti”, nova novela das 19h da Rede Globo, aparece antes mesmo de elas abrirem a boca – é só olhar para o esmalte. Quem garante é Sérgio Azevedo, responsável pela caracterização do elenco da novela. “Tive todo um cuidado na escolha desses tons, para que refletissem exatamente quem são essas mulheres, mas tudo sem sair das tendências”, explica. 

Seguindo essa lógica, ele colocou um esmalte grafite cintilante nas unhas de Jaqueline (Claudia Raia), por exemplo, porque ela é “inconstante, hiperativa, divertida, mas ao mesmo tempo meio monocromática”. A menina Mabi (Clara Tiezzi) usa “um azul céu lindo que tem a ver com a idade dela e com o fato de estar sempre à frente. É uma garota super inteligente e moderna”, descreve.

Marília Carneiro, responsável pelo figurino da novela, diz que o visual do elenco não é criado para lançar moda e não compete com o trabalho dos estilistas. “Não apresentamos tendências no figurino. Ele é desenvolvido a partir do perfil dos personagens e vira moda quando o personagem acontece. É um sucesso conjunto. Espero que várias peças virem moda e estou caprichando para que isso aconteça”, explica.

Uma febre como os turbantes de Porcina em “Roque Santeiro” pode levar tempo e depender dos personagens, como diz Marília. Mas isso não impede que existam hits instantâneos chamando a atenção antes mesmo de haver tempo para aprender os nomes dos personagens. E os esmaltes estão entre eles. No dia seguinte ao capítulo de estreia, o telefone de Sérgio já não parava de tocar com solicitações do Centro de Atendimento ao Telespectador da Globo solicitando informações sobre os produtos pedidos pelos telespectadores. De acordo com ele, alguns itens se transformaram em hits instantâneos. Especialmente os esmaltes. De cara, o preferido do público foi o cinza claríssimo usado por Thaísa (Fernanda Souza). Mas o tom de Jaqueline e o preto de Val (Juliana Paiva) também agradaram no primeiro capítulo. Os nomes das cores ele não revela, já que os tons estarão em uma futura linha de esmaltes com a marca da novela.

Mesmo sem o lendário batom Boka Loka, a maquiagem da nova versão de “Ti-Ti-Ti” também mereceu atenção especial. Sérgio diz que usou a mesma lógica dos esmaltes para colocar a personalidade na cara do elenco. “As patricinhas, por exemplo, usam sempre tons de rosinha”, explica. Entre as maquiagens preferidas dele está a da personagem de Malu Mader: “é um olho que só leva preto, mas está lindo”. O maquiador destaca também a que criou para Betty Goffman, com uma paleta em tons de azeitona, e a usada por Claudia Raia, que foi criada por Henrique Melo, maquiador que acompanha a atriz há anos. Mas entre as telespectadoras, é o batom cor de boca de Elizângela que já lidera o ranking de popularidade.

Mas moda passa rápido, e a novela sobre moda pretende seguir o mesmo ritmo. Os hits nas mãos e bocas das personagens devem durar pouco - Sérgio avisa que tudo vai mudar nos próximos capítulos.

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