Além de ser uma delicia, dançar pode fazer maravilhas pelo seu corpo

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508743168&_c_=MiGComponente_C

Na hora de pensar em fazer exercícios para queimar calorias você desanima só de imaginar a esteira, a bicicleta e os aparelhos de musculação? Então pode se animar, pois a dança de salão também é uma atividade que ajuda a emagrecer, além de trazer mais alegria e diversão para sua vida.

Quem dança fica mais bonito. No baile, não existe gente bonita e gente feia, existe quem dança e quem fica sentado, afirma Eduardo La Luna, personal dancer e professor da Cia. La Luna.

Segundo Eduardo, o gasto calórico depende de fatores como o tipo de ritmo, a quantidade de horas praticadas e o nível do aluno, já que boa parte das aulas de iniciantes é utilizada para orientar e corrigir.

No ritmo da sua balança
É fato que, para emagrecer, não basta fazer só atividades físicas, o ideal é aliar essas atividades a uma dieta saudável e balanceada, mas a dança de salão é um belo exercício e, dependendo da intensidade da prática, não fica devendo nada para a famigerada esteira.

Algumas aulas proporcionam um grande gasto calórico, como as de axé, zouk, forró e salsa. Em uma aula de axé, é possível queimar de 400 a 700 calorias, e na de ritmos latinos podem-se queimar 400 a 600 calorias. Já uma aula de bolero, por exemplo, é ótima para alinhar a postura, mas não queima quase nada, afirma o professor.

O resultado pode ser observado em pouco tempo: Tenho uma aluna que já tinha o corpo bonito mas, como toda mulher, achava que deveria emagrecer mais um pouco. Desde que começou as aulas, já emagreceu bem e está satisfeita com o peso. O próprio professor também se beneficia das maravilhas da dança de salão: Quando estou me preparando para algum espetáculo, emagreço visivelmente, assim como minha equipe.

Além de ajudar na perda de peso, dançar faz muito bem para o corpo num todo. Ao dançar, melhoramos a postura, a coordenação motora, tonificamos alguns músculos e damos graça ao nosso andar.

A saúde agradece
Trabalhando o corpo, podemos melhorar nossa saúde e amenizar os danos de alguns males. Eduardo conta alguns casos que pôde acompanhar nesses anos de dança: Temos um aluno já bastante idoso, que sofreu um AVC. Como ele já dançava há tempos, sua recuperação foi bem mais rápida do que seria se ele fosse sedentário. Hoje, este aluno faz aulas de dança cinco vezes por semana, e as sequelas do AVC mal são percebidas.

Eduardo tem plena consciência de que a dança não substitui uma reabilitação, mas já trabalhou na recuperação de uma aluna em conjunto com um fisioterapeuta, e afirma: A dança de salão é uma ótima terapia complementar.

E os ganhos de dançar não são sentidos apenas no corpo. Dançar melhora a auto-estima, a qualidade de vida e a disposição, cria laços sociais e enche a vida de música. Perder peso com prazer e ritmo, existe coisa melhor?

Leia mais sobre: exercícios

Serviço:
Eduardo La Luna
Cia La Luna: http://www.cialaluna.com.br/
Tel: (11) 5049-2827

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.