O verão é sem dúvida a estação mais colorida de todas. Os cabelos brilham em reflexos, a maquiagem esbanja tons de lilás e laranja... e as unhas, como ficam? Afinal, esmalte e praia combinam?

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508693635&_c_=MiGComponente_C

Verão 2009

Cores claras e frutadas
A última temporada foi marcada por unhas de cores vibrantes e exuberantes (alô, Blue Satin!). Mas será que elas descem a serra?

É certo que esmaltes não costumam se dar muito bem com ambiente de praia e piscina. Desbotam, perdem o brilho e descascam . O mais recomendado pelo senso comum são os clarinhos e transparentes, que duram mais e, se descascarem, não ficam tão aparentes ¿ vamos combinar que unhas descascadas estão longe de ser elegantes.

Para as que não vivem sem uma corzinha nas unhas, a pedida são os tons pastel , os tons de rosa clarinhos, os brancos e os queridinhos do verão 2008: pêssego, lilás e maracujá ¿ que ainda podem facilmente ser combinados com biquínis e acessórios.

A importância da cutícula
Nem tudo são cores quando o assunto é unhas e verão.
A chegada da temporada de praia e piscina também favorece o surgimento de fungos, alergias e micoses. O problema, aqui, não é o esmalte em si.

O perigo está em tirar demais a cutícula desprotege as unhas, facilitando a proliferação de bactérias e o aparecimento de micoses., adverte a dermatologista Adriana Alves Ribeiro. Para quem frequenta regularmente praia, piscina e campo durante esta estação, ela recomenda não fazer as unhas semanalmente , porque o nível de contaminação nesses lugares é muito alto.

Também é recomendável manter as unhas sempre aparadas, a fim de evitar o acúmulo de sujeiras e a contaminação não só das unhas mas também de outras partes do corpo por meio do contato.

Moral da história
Recapitulando: muito cuidado para não deixar as unhas expostas a doenças pelo excesso de cutícula retirado . Quanto às cores... siga seu próprio gosto. Se fizer seu estilo, abuse das cores, combinando com seu biquíni, o laço do seu chapéu... Mas, se não quiser arriscar, vá de esmaltes clarinhos ou até uma base transparente.

Escolha sua cor favorita e arrase na areia, sereia!

Leia mais sobre: unhas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.