Saiba quais são os cuidados que você precisa ter para deixá-las lindas nesta estação

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237509646593&_c_=MiGComponente_C

A estação mais quente do ano exige tratamento especial para as mãos, afinal, elas estão em contato direto com todo o tipo de agentes externos.  E não há desculpas para adiar o cuidado: Basta lavar bem as mãos e mantê-las sempre hidratas com algum creminho que tenha proteção solar, garante a manicure especialista em beleza das mãos, Cláudia Curry.

O uso de protetor solar é recomendável o ano todo, mas no verão ele se torna absolutamente indispensável já que evita o aparecimento de manchas causadas pelo sol. Já com a esfoliação todo cuidado é pouco: Faça só na volta da praia. Antes não é recomendado, pois deixa a pele mais exposta ao sol, explica a dermatologista, Paula Penna.

Cuide das suas unhas
Para as unhas, é preciso entender que é possível fazer o tratamento em casa, mesmo sendo importante visitar o salão de vez em quando. O aconselhado é que a mulher vá ao salão de quinze em quinze dias. Lá, ela terá um tratamento profissional e personalizado. Depois, é só fazer a manutenção em casa com alguns cuidados básicos, explica Cláudia.

Os profissionais ensinam o passo-a-passo ideal para cuidar das unhas em casa:
- Corte e lixe no formato desejado.
- Hidrate as mãos e cutículas espalhando um creme de consistência leve.
- Empurre a cutícula com uma espátula sem retirá-la. Dessa forma, você impede a entrada de micro-organismos que podem acarretar infecções ainda mais comuns no verão, quando se está na praia ou piscina.
- Com uma toalha, seque bem as unhas e os dedos.  As micoses de unha podem aparecer com maior frequência nesta época do ano, e o melhor a fazer e deixar as mãos sempre secas.
- Aplique base fortalecedora e, em seguida, escolha um esmalte com a cor de sua preferência que tenha alto poder de fixação e, portanto, maiores chances de durar mesmo no calor.
- Retire o excesso com removedor de esmalte, nunca com a acetona que pode irritar a cutícula.

Atenção para a cutícula!
No salão, os cuidados são outros: Deve-se escolher muito bem o profissional, pois é muito comum vermos pessoas com os dedos machucados após ir a manicure e retirar a cutícula. Atenção também com os materiais utilizados que se não forem higienizados podem transmitir doenças e provocar infecções. O ideal é ter o seu próprio kit com alicate, espátula, lixa e etc, ou ter certeza sobre a eficácia da esterilização dos instrumentos que deve ser feita pelo salão, explica o dermatologista Cesar Cuono.

Que esmalte usar?
Usar esmalte na praia está totalmente permitido. No entanto, para garantir uma cor viva e evitar o amarelamento, vá de escuro! A alteração de cor ocorre pela reação química do corante do esmalte com o sol e é mais comum em esmaltes de cores claras, justifica a dermatologista Chris Guarnieri.

Leia mais sobre: unhas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.