Ter a cor de bronze não está com nada, pesquisadores afirmam que mantê-la com tons rosados e amarelados é o segredo

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508744318&_c_=MiGComponente_C

Pesquisadores da Universidade de Saint Andrews, na Escócia, usaram a ajuda de um programa especial de computador para manipular os tons de pele do rosto de 54 participantes caucasianos. De acordo com a percepção dos participantes, as nuances mais rosadas e amareladas, isto é, com um brilho dourado, tornam a pele com aparência de mais saudável, além de mais atraente.

Oposto ao que muitas pessoas almejam bronzeando a pele com a chegada do verão, os pesquisadores afirmaram ao site da BBC que a melanina, pigmento que torna a pele bronzeada quando exposta ao sol, colabora para que ela fique mais amarela, no entanto, ela perde o tom rosado ficando mais escura. De acordo com os cientistas, o único modo de chegar ao tom dourado avaliado pela pesquisa como o melhor sinônimo de saúde, é comendo frutas e vegetais.

Segundo afirmou o Professor David Perrett, chefe do laboratório onde a pesquisa foi realizada, o que comemos e também o tanto que comemos influenciam fortemente para uma aparência saudável. Além disso, de acordo com o site da própria universidade, o também pesquisador Dr. Ian Stephen completou que o vermelho e o amarelo estão relacionados ao sangue e ao oxigênio, respectivamente, e sugerem coração e pulmões saudáveis.

Com a descoberta, Stephen concluiu com o que outros pigmentos da pele podem estar relacionados. Fumantes e diabéticos ou com doenças do coração possuem um número menor de veias sanguíneas na pele, portanto, ela se torna menos rosada.

O fato da pele dourada, com um tom amarelado, ser preferida pela maioria dos participantes pode ser explicado pelos pigmentos de carotenoide, substância conseguida pela alimentação de frutas e vegetais. Eles são poderosos antioxidantes que absorvem perigosos compostos produzidos para combatermos diferentes doenças. Também, são importantes para os sistemas imunológicos e reprodutivos, e podem ajudar na prevenção contra o câncer. Não é à toa que está relacionado com o quão saudável e atrativo está o rosto de cada um.

Leia mais sobre: pele

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.