Saiba como hidratar o organismo e evitar o ressecamento durante a estação

A ordem é hidratar a pele ainda mais
Getty Images
A ordem é hidratar a pele ainda mais
É só o inverno chegar que os lábios racham e ressecam, e com o corpo não é diferente, a pele fica esbranquiçada ou com aspecto de escamas de peixe. O tempo frio desidrata o organismo e a dica é redobrar os cuidados durante essa época. Com o ressecamento, a tendência de coceira e vermelhidão também aumenta, podendo causar fissuras nos casos mais graves de descamação.

"É importante beber pelo menos dois litros de água por dia. A ingestão de chá e o consumo de frutas também ajudam na hidratação”, aconselha a dermatologista Denise Steiner.

Hidratante, manteiga emoliente e banho rápido
O creme hidratante é o principal aliado de quem deseja manter a pele sedosa ou recuperar o viço de antes. Outra boa compra para a nécessaire de inverno é a manteiga corporal, que tem fórmula concentrada e ajuda nas regiões mais secas, como joelhos e cotovelos.

“Além de hidratar bem a pele duas vezes ao dia, é bom que o banho seja rápido e a temperatura da água sempre amena. Evite os esfoliantes e opte por sabonetes neutros”, explica Denise, que também aconselha o uso de protetor solar fator 15, diariamente.

O seu cartão de visitas merece ser cuidado
Já o rosto merece um cuidado especial. O hidratante precisa ser menos pastoso que os hidratantes corporais e é indicado reaplicar diversas vezes ao dia para manter a proteção.

Condicionador labial neles!
As rachaduras nos lábios são evitadas com a aplicação de condicionadores feitos especialmente para a boca. “Manteiga de cacau não é um bom hidratante labial porque não repõe a água necessária para hidratar. Dê preferência para produtos que contenham na fórmula FPS, vitamina E, ceramidas, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6”, explica o dermatologista Adilson Costa. A dica é consultar as informações do rótulo antes de comprar o produto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.