O ideal é hidratar muito os lábios no inverno e nos dias mais frios. No caso da manteiga, ela só cria uma barreira protetora. Veja as melhores escolhas!

É só o inverno chegar ou a temperatura cair que tubinhos de manteiga de cacau brotam como água nas farmácias e perfumarias. O que muita gente não sabe, porém, é que esse não é o melhor método para hidratar os lábios, garantem os especialistas.

Leia também: Saiba como manter pele e cabelos saudáveis durante o frio

Vento e frio: lábios merecem atenção especial
shutterstock
Vento e frio: lábios merecem atenção especial


A manteiga de cacau não é prejudicial, ela pode sim ser utilizada na boca, mas o produto age somente como um “selador”, e não como um hidrante.

Por não conter glândulas sebáceas e recursos para uma reconstrução celular efetiva, que aceleraria o processo de regeneração, a pele dos lábios pede altas doses de hidratação. Dessa forma, o produto mais indicado para cuidar dos lábios no inverno é o lip balm – um tipo de batom sem cor concentrado com fórmula hidratante.

O mercado oferece dezenas de opções de lip balms com preços variados. O produto, que pode ser usado sozinho ou antes do batom, é cremoso e não tem aspecto oleoso, como a manteiga de cacau. Ele não apenas umedece os lábios, mas regenera o tecido.

Leia também: 10 atitudes que prejudicam (muito) a pele durante o inverno

Batons especiais também são boas opções. É importante verificar se na composição do produto há ingredientes hidratantes, como vitamina E, manteiga de karitê e ceras. Em casos mais sérios, como rachaduras e fissuras que sangram – com uma possível evolução para infecção – , produtos tópicos com ácido hialurônico e até antibióticos via oral são receitados pelo dermatologista. 

Leia também: Veja 6 truques para comer de forma saudável no frio

Dicas para lábios bonitos e hidratados:

1. Não passe a língua nos lábios para atenuar a sensação de frio. Os sais contidos na saliva e o pH provocam um efeito rebote, causando ou piorando o ressecamento.

2. Batons muito coloridos (como os vermelhos) devem ser usados com parcimônia. Por conta do corante, eles aumentam a chance de dermatite de contato e irritação

3. Fuja dos batons 24 horas. Para obter o efeito de alta fixação, o produto possui substâncias que ressecam os lábios.

4. Beba muita água, até nos dias mais frios. A hidratação também ocorre de dentro para fora.

5. Tenha um lip balm em casa e outro na bolsa. Aplique antes do batom e reaplique sempre que sentir necessidade.

____________________________________________________________________________
Fontes: Daniela Nunes, dermatologista, diretora médica da Slim Clinique (RJ); Dra Isabel Martinez, dermatologista, diretora da Clínica Martinez; Alexandre Filippo, dermatologista

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.